Vitória ES, já está há 37 dias sem homicídios
Vitória alcançou a marca de 37 dias sem registrar homicídios. Já é a segunda vez em 2025 que a capital não tem assassinatos – o último foi no dia 7 de setembro. O índice reforça o compromisso da capital com a preservação da vida e a segurança da população.
Além disso, a capital atingiu, este ano, a inédita e expressiva marca de 72 dias consecutivos sem homicídios, um reflexo direto do trabalho articulado entre políticas sociais da Prefeitura de Vitória e do trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória e as forças de segurança.
O uso de tecnologias de ponta, como a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), aliado à atuação da Gerência de Inteligência da Guarda e ao investimento permanente na capacitação do efetivo, tem sido decisivo para o monitoramento eficiente da cidade e prevenção de crimes.

Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o resultado de 37 dias sem homicídios não é casual, mas uma consequência de uma estratégia bem definida. “Essa conquista reflete o trabalho técnico, integrado e focado na proteção da vida. A segurança pública não se faz de forma isolada. Em Vitória, ela é pensada de maneira ampla, com investimentos em tecnologia, valorização da Guarda e políticas públicas que cuidam das pessoas”.
Além disso, a Guarda de Vitória tem atuado de forma próxima da população, com presença em áreas escolares, parques, praças e eventos comunitários, fortalecendo o vínculo com o cidadão e aumentando a sensação de segurança.
O reflexo também já é percebido pela população: as ruas estão mais vigiadas e a sensação de segurança cresceu. Quando a atual gestão assumiu, em 2021, a cidade contava com apenas 34 câmeras de monitoramento. Atualmente, são mais de 1,1 mil espalhadas em pontos estratégicos, todas conectadas à Central de Monitoramento da Guarda de Vitória.
As imagens são acompanhadas em tempo real por operadores e softwares de inteligência artificial, que detectam movimentos suspeitos ou colisões e acionam a Central de Monitoramento de forma imediata. O recurso já funciona em escolas, vias de trânsito e até em estações de bicicletas compartilhadas.
Outro recurso que também faz parte da Central de Monitoramento é o Cerco Inteligente, ferramenta que reconhece placas de veículos que entram e saem da cidade. As 90 faixas de leituras subiram para 106 nesta gestão.