Revista Aliançados

Devocional – Equilíbrio

Leitura Bíblica:
Romanos 12.3-8


Pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concede (Rm 12.3).


Uma das qualidades mais importantes de que as pessoas estão necessitando hoje é o tal “equilíbrio”. Considerando todo o capítulo 12 de Romanos, Paulo mostra, no entanto, que não basta procurá-lo em apenas uma área da vida, mas que ele precisa abranger todas elas. O desequilíbrio pode até ficar mais evidente no relacionamento com o próximo, e assim mais da metade do capítulo dedica-se a essa questão (vs. 9-21), mas antes disso o apóstolo fala da importância e necessidade de equilibrar duas outras áreas: a relação com Deus e consigo mesmo.

Nos vs. 1 e 2, Paulo aborda a relação com Deus, enfatizando a necessidade de oferecer-se ao Senhor como sacrifício vivo, isto é, com a disposição de deixar que ele passe a determinar tudo o que fazemos, pensamos e somos. Isso inclui abandonar os modelos e padrões da vida sem Deus e viver de acordo com a boa, perfeita e agradável vontade divina.

Em relação a si mesmo, Paulo ensina que não se deve cultivar uma autoestima fundamentada na visão dos outros ou na própria opinião. Afinal, a dignidade pessoal é fruto da graça de Deus, pelo fato de que ele, em Cristo, transforma humanos rebeldes em filhos amados. Isso nos faz realmente todos iguais uns aos outros. Junto com essa dignidade vêm dons, habilidades que Deus concede aos seus filhos para que assim demonstrem sua nova identidade na prática, pelo amor, humildade e serviço que prestam uns aos outros em nome de Cristo.

Nessas condições, as diferenças que há entre nós já não desequilibram mais os nossos relacionamentos. Não somos mais nem menos, mas iguais aos nossos irmãos, na medida em que somos parecidos com Cristo e amamos e servimos uns aos outros.

Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP
Sentimentos de superioridade ou inferioridade não têm lugar no corpo de Cristo equilibrado pelo amor de Deus.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.