Devocional – Do caos à paz

Leitura Bíblica:
Êxodo 14.9-15
Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes trará hoje (Êx 14.13a).
Quem já não entrou em pânico diante de uma ameaça inesperada? Os israelitas, em massa, passaram por isso quando saíam do Egito, após habitarem ali por 430 anos. Os egípcios expulsaram-nos do país após a devastação causada pelas dez pragas do juízo divino, obrigando-os a liberar seus escravos. Talvez com medo de ser o próximo a morrer, depois do seu primogênito e sucessor, o faraó não queria mais os israelitas em seu território. O povo, obviamente, comemorou. Finalmente estavam livres do chicote dos seus feitores, pensavam. Mas o faraó, teimoso ao extremo, mudou de ideia. Decidiu sair ao encalço dos israelitas, que estavam acampados junto ao mar Vermelho. Ao perceber, horrorizado, o exército inimigo se aproximando, o povo de Israel se desesperou, como é de se imaginar. Instintivamente, “clamaram ao Senhor” (v.10b). Mas, curiosamente, logo depois passaram a reclamar de Deus, acusando Moisés, seu líder, pelo que acontecia.
Não reagimos nós do mesmo modo quando somos pegos por uma situação angustiante e inesperada? Rapidamente nos esquecemos do que o Senhor já fez por nós e caímos na tentação de murmurar contra ele. Prefeririam servir como escravos, em vez de agarrar a chance da libertação que o Senhor lhes dava? Deus poderia ter se indignado com tamanha ingratidão e entregado os israelitas aos egípcios. Mas, na sua misericórdia infinita, mostrou-lhes, por meio de Moisés, o que fazer naquela hora de caos. Em vez de sucumbir ao medo, deveriam acalmar-se e crer que Deus, mais uma vez, os livraria da ameaça (veja o versículo-chave). Se seguissem em frente, veriam como o Senhor agiria em seu favor.
Uma situação difícil o atemoriza? Clame a Deus, creia e espere nele, aquiete-se e siga em frente, pois ele o socorrerá de algum modo.
Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS
“O meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra” (Sl 121.2).