Surfista Olímpico, Medalha de Ouro Ítalo Ferreira: “Eu OREI todos os dias às 3h da manhã”

Ítalo Ferreira é um surfista profissional brasileiro que está na ASP World Tour desde 2015. Neste ano se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surfe, recebendo a medalha de ouro ao derrotar o japonês Kanoa Igarashi nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio.
Ítalo nasceu em uma família humilde no município litorâneo de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e começou a surfar usando como prancha a tampa da caixa de isopor onde seu pai, na época pescador, guardava os peixes.
Surfista de Baía Formosa ficava hospedado na residência de Beto Fagundes e Dona Nininha quando era adolescente e participava de competições na capital potiguar. Antes de viajar ao Japão, o surfista disse aos dois que ganharia uma medalha nas Olimpíadas e que a levaria para eles conhecerem.
Sem condições financeiras na época, o medalhista olímpico tinha dificuldade de conseguir muitas vezes disputar as competições de surfe em outras cidades do estado, desde inscrições a até um local para ficar. Para ajudá-lo, Beto e Dona Nininha passaram a recebê-lo em Natal para que ele pudesse participar das disputas.
“Eu era surfista e competi amador e profissional. Em todos campeonatos em Natal, a gente tinha um vínculo com todos os competidores, não só Ítalo. Do jeito que eu era recebido fora do estado na casa de outros surfistas, a gente também tinha esse costume de receber o pessoal de outros estados e também de Baía Formosa”, contou André Fagundes, filho do casal.
André conta que a trajetória de Ítalo na elite do surfe mundial teve sinais semelhantes com o início dele na carreira.
“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu”, declarou Ítalo Ferreira, o primeiro campeão olímpico do surfe.
O resultado nas Olimpíadas de Tóquio colocou seu nome em um outro patamar na história do esporte, mas Ítalo já tem o próximo objetivo: quer ser bicampeão do mundo ainda nessa temporada. Lembrando que o medalhista é o atual segundo colocado do ranking mundial, atrás apenas do compatriota Gabriel Medina.
Parabéns, Ítalo Ferreira!