CÉLULA – 7 Testes para ajudar a identificar uma Igreja padrão do Novo Testamento
7 Testes para ajudar a identificar uma Igreja padrão do Novo Testamento
por Bill Beckham, The Second Reformation
Muitas igrejas têm pequenos grupos de cinco a quinze ou mais pessoas que se reúnem semanalmente como parte de seus programas. Isso as classifica como igrejas em células? Os testes a seguir ajudam a diferenciar entre igrejas em células e aquelas que podem ter estruturas e terminologia semelhantes, mas possuem uma dinâmica diferente.
1) O TESTE INSTITUCIONAL: A igreja é um organismo vivo ou uma organização? Se você eliminasse o prédio e as reuniões dominicais de manhã, a igreja sobreviveria? Se a igreja sobrevivesse sem um prédio e as reuniões dominicais de manhã, ela passaria no primeiro teste para uma igreja em células do Novo Testamento.
2) O TESTE DA CÉLULA: Um pequeno grupo (referido neste livro como célula) é considerado a igreja em sua natureza, propósito e poder? A igreja vê o pequeno grupo como a comunidade cristã básica e a unidade essencial da igreja? Se líderes e membros se envergonham de se referir ao pequeno grupo como igreja, então essa igreja não é uma igreja em células do Novo Testamento. O próprio Paulo não teve problema em chamar grupos nos lares de igrejas.
3) O TESTE DA FOTOCÓPIA: Quando o modelo é reproduzido, a nova igreja é tão clara e brilhante quanto a original? O modelo será transferido? Se a igreja se replica apenas com versões mais obscuras de si mesma, então não é uma igreja em células do Novo Testamento. Este não é um teste numérico, mas um teste da natureza e da vida. Ela reproduz consistentemente a dinâmica da igreja original?
4) O TESTE DA SIMPLICIDADE: A igreja é fragmentada e complexa? À medida que cresce, torna-se mais complexa ou menos complexa? É necessário um CEO para fazê-la funcionar? Uma igreja em células continuará a operar por meio de sua estrutura simples de liderança celular, mesmo que a estrutura administrativa de governo desapareça. Mesmo com a presença de um grande número de membros e líderes, a igreja em células terá simplicidade em seu funcionamento.
5) O TESTE DA MULTIPLICAÇÃO: A igreja demonstra esperança de se multiplicar? Existe uma estrutura em vigor por meio da qual o crescimento dinâmico possa ocorrer? Ou a estratégia se baseia na adição de novos membros? Uma igreja em células pode se multiplicar sistematicamente porque o ponto de crescimento ocorre no nível integrado da célula, não por meio de múltiplos programas compartimentados.
6) O TESTE DO ADULTO: A igreja alcança novos adultos convertidos ou é sustentada pelo crescimento transferido de outras igrejas e pelo crescimento biológico através do batismo de suas próprias crianças? Uma igreja em células em funcionamento alcançará novos adultos convertidos.
7) O TESTE DA PERSEGUIÇÃO: A igreja sobreviverá se for forçada a viver na clandestinidade? Os pequenos grupos vinculados aos nossos programas conseguiriam sobreviver à perseguição sem o apoio institucional? A igreja em células sobreviverá por meio de suas células do Novo Testamento, independentemente de desenvolvimentos políticos, sociais, econômicos ou internos.

Como estão as células em sua igreja?
Elas passam nesses testes?
Você considera sua igreja uma igreja em células?
O que você precisa fazer para realizar essa transição?

Bill Beckham,
Escritor do livro: A Segunda Reforma