Khamenei ameaça os Estados Unidos com “danos irreparáveis” e alerta que o Irã “nunca se renderá”

O líder supremo do regime islâmico do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, emitiu uma ameaça ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta quarta-feira 18.
Em discurso televisionado há algumas horas, Khamenei rejeitou a exigência de Trump de “rendição incondicional” e garantiu que seu governo “não se submeterá a imposições estrangeiras”.
“O presidente dos Estados Unidos, em uma declaração inaceitável, exortou explicitamente os iranianos a se renderem, mas nós dizemos a ele: primeiro ameace aqueles que têm medo de serem ameaçados. As ameaças não afetarão o pensamento ou o comportamento da nação iraniana”, disse Khamenei em uma mensagem transmitidapela televisão estatal. Foi sua segunda aparição pública desde o início do conflito, e a mais direta até agora em seu confronto com Trump.
Em sua declaração, o líder supremo enfatizou que “a nação iraniana não é aquela que se rende” e alertou que “qualque intervenção militar dos Estados Unidos, sem dúvida, resultará em danos irreparáveis a eles”.
Khamenei também fez uma ameaça direta a Israel: “Eles cometeram um erro grave e enfrentarão as consequências.
Nosso povo não perdoará o sangue de seus mártires ou a violação de seu espaço aéreo.
O discurso ocorreu um dia depois de Trump exigir a rendição total de Irã via mídia social e emitir uma ameaça direta a Khamenei, dizendo que Washington sabe seu paradeiro, mas não tem intenção de matá-lo, pelo menos por enquanto.