Revista Aliançados

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

ratégia que o Espírito Santo vem executando com maestria”, avaliou o gerente de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Danieltom Vandermas.

O Espírito Santo também se destacou como o maior exportador brasileiro de gengibre, pimenta-do-reino e mamão, com participações nacionais de 58%, 65% e 42%, respectivamente. No complexo cafeeiro, o Estado conquistou a segunda posição no ranking nacional de exportações, incluindo café cru, solúvel e torrado/moído.

Ressalva acerca dos dados

Os dados de exportação de açúcar de cana (NCM 17011400) referentes a fevereiro e março de 2024 foram desconsiderados da análise anual devido a inconsistências identificadas nas bases oficiais. Os valores registrados – US$ 10,2 milhões (19,8 toneladas) em fevereiro e US$ 11,1 milhões (21,6 toneladas) em março – destoam significativamente das médias históricas e das informações fornecidas pelas indústrias do setor, indicando possível erro de lançamento ou atuação atípica de empresas de trading.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.