Revista Aliançados

Aiatolá Ali Khamenei está escondido em seu bunker em Teerã

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi evacuado para um bunker subterrâneo no nordeste de Teerã e está lá desde que Israel iniciou seus ataques na sexta-feira, segundo a Iran International, citando suas fontes iranianas e israelenses.

Khamenei está junto com toda a sua família no abrigo em Lavizan, segundo as fontes. Ele buscou abrigo no bunker quando o Irã lançou seus ataques a Israel em abril de 2024 e em outubro também.

Segundo o relatório, as Forças de Defesa de Israel (IDF) decidiram não matar Khamenei junto com o alto comando da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) nos primeiros ataques secretos da Mossad na sexta-feira para “dar a ele uma última chance de abandonar completamente seu programa de enriquecimento de urânio”, segundo a agência.
Uma reportagem desta tarde da agência Reuters relatou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou o plano israelense para matar Khamenei.

“Os iranianos já mataram algum norte-americano? Não. Até que o façam, nem sequer estamos falando em ir atrás da liderança política”, disse uma das fontes, uma autoridade sênior do governo dos EUA.

Questionado sobre a reportagem da Reuters nesta manhã, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em entrevista para o programa Special Report With Bret Baier, da Fox News, disse:
“Há tantos relatos falsos de conversas que nunca aconteceram, e eu não vou entrar nisso”.
“Mas eu posso dizer que, eu acho que faremos o que precisamos fazer. E acho que os Estados Unidos sabem o que é bom para os Estados Unidos”, disse Netanyahu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.