Devocional – Sofrimento

Leitura Bíblica:
2 Crônicas 15.1-4
Em sua angústia, porém, eles se voltaram para o SENHOR, o Deus de Israel, e o buscaram, e ele deixou que o encontrassem (2Cr 15.4).
O Senhor provava diariamente a sua fidelidade, presença e proteção ao povo de Judá, mas, quando tudo ia bem, muitos se esqueciam dele. Por muito tempo, Israel preferiu dar as costas ao Deus verdadeiro e à Lei. Porém, quando se viu numa situação de grande angústia e sofrimento, voltou-se e clamou ao Senhor, que igualmente se voltou para o povo.
Dessa situação podemos extrair duas lições: 1) Não deixar para buscar Deus apenas quando tudo estiver indo mal; 2) Ter sensibilidade para perceber o Senhor em meio ao sofrimento. Sobre a primeira lição, desconheço um melhor exemplo que a relação do povo de Israel com Deus, no Antigo Testamento. Em resumo, eles geralmente buscavam ao Senhor somente quando a situação apertava: nos casos de derrotas em guerras, escravidão, doença, fome, perseguição, opressão, enfim, em situações de pleno sofrimento. Seria errado buscar a Deus em tempos de aflição ? Jamais! Mas errado é buscá-lo apenas nesses momentos, quando não se tem mais o que fazer. É uma relação de barganha e interesse, e não foi para isso que o Senhor nos criou, pelo contrário, ele nos fez para ter um relacionamento conosco. Sobre a segunda lição, aprendi a pedir a Deus sensibilidade para percebê-lo nos tempos de agonia. Se o sofrimento é o caos, a dor e o descontrole, o Senhor é a ordem, a cura e o controle.
O versículo em destaque é precioso demais! Apesar de fraquezas, medos, incertezas e falta de fé em tempos de angústia, o fato de buscar a Deus de todo o coração já é suficiente para que ele se volte para nós. O que Jesus disse? “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mt 11.28). Lembre-se dessas duas lições quando passar por tempos de sofrimento. Deus há de abençoar sua vida, em nome de Jesus. Amém!
Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG
“Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito” (Sl 25.16).