Aliançados

Devocional – Cordão umbilical

Leitura Bíblica:
João 3.3

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino (1Co 13.11).

Quando um bebê nasce, logo é cortado o cordão umbilical que o liga à mãe. Na gestação, através dele, a placenta fornece proteínas, glicose e micronutrientes à criança e reforça sua proteção com anticorpos que o defenderão contra infecções e o abastecerão de oxigênio, essencial à vida. Na hora do parto, o médico corta o cordão umbilical, pois o bebê não mais necessitará dele.

Na caminhada cristã, também há um novo nascimento, como Jesus disse a Nicodemos: “Ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (Jo 3.5). Nesse novo nascimento, o cordão umbilical que nos unia ao mundo do pecado é cortado e somos limpos pelo lavar renovador do Espírito Santo (Tt 3.5). Assim, nasce uma nova criatura. Passamos a ser alimentados por nutrientes, como o amor, a obediência e fidelidade ao Senhor, que nos proporcionam uma vida espiritualmente saudável e nos garantem a entrada no reino de Deus, conforme as palavras de Jesus.

Mas há pessoas que não querem sair do útero da velha vida, pois, mesmo desejando entrar no céu, relutam em deixar que seja rompido o vínculo que as mantém presas a coisas deste mundo. Querem a salvação, mas não abrem mão do pecado: prazeres, orgulho, riquezas, mentira, vícios, ódio etc. Ninguém pode servir a dois senhores (Lc 16.13). No novo nascimento no Espírito, há um só Senhor: Jesus. Mas essa insistência em permanecer ligado ao pecado faz com que o Mestre pergunte: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’, e não fazem o que eu digo?” (Lc 6.46).

Corte o cordão umbilical que ainda o mantém unido às coisas mundanas e viva uma nova existência plena da graça de Deus e da comunhão com Cristo Jesus, que veio para nos dar vida em abundância (Jo 10.10).

Manoel Nerivaldo Lopes, João Pessoa/PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.