Devocional – Através do fogo
“Nabucodonosor ficou tão furioso com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais que de costume e ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas. E os três homens, vestidos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente. A ordem do rei era urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, e estes caíram amarrados dentro da fornalha em chamas. Mas logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: “Não foram três os homens amarrados que nós atiramos no fogo?” Eles responderam: “Sim, ó rei”. E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”. Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui!” E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo. Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio de cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles. Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus. Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar alguém dessa maneira”. Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia.” Daniel 3:19-30 NVI
Os três homens foram lançados no fogo e mesmo assim não foram feridos. Na verdade, o rei podia vê-los andando e nem mesmo cheirando a fumaça ou fogo. E andando com eles estava alguém que parecia “um filho dos deuses”. Este era Jesus entrando na situação dos jovens.
Da mesma forma, todos nós passamos por situações difíceis. O que nossa fé cristã nos promete é que temos um Deus que está disposto a entrar em nossa situação. A Bíblia diz que Jesus se tornou humano e experimentou uma vida humana plena. Ele fez isso para que pudesse nos tirar de nossas vidas escuras e pecaminosas e entrar no plano glorioso que Deus tem para nós.
Pense no que isso significa! Agora mesmo, seu Deus está andando com você mesmo em suas circunstâncias mais difíceis. Você não precisa consertar tudo antes de ir a Deus. Ele virá até você e estará com você. Ele vai garantir que você passe bem. Não há nada a temer.
REFLETIR
1. Existem momentos em sua vida em que você duvida que Deus está com você? Como esta Palavra ajuda a resolver essas dúvidas?
2. Em que situação difícil você está agora? Como sua perspectiva muda sabendo que Deus está com você e nada pode ser contra você?
AGIR
1. Leia Romanos 8:31-35. Lembre-se de que nada pode separá-lo do poderoso amor de Jesus.
2. Enfrente sua próxima situação difícil com confiança, sabendo que Deus está com você e não o abandonará. Lembre-se disso mesmo no meio do problema.
“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” Romanos 8:31-35