Revista Aliançados

Devocional – Jejum dos maus pensamentos: “Eu me sinto culpado”

Hoje, vamos fazer um jejum do pensamento que diz: “Eu me sinto culpado.”

Todos nós tivemos pensamentos que tentam nos fazer sentir culpados, como, por exemplo: “Você não faz o suficiente. Olhe o que você fez de errado. Você não é bom o suficiente. Você não diz as coisas certas. Você não é tão bom quanto aquela outra pessoa. Você não faz tanto para os outros quanto deveria fazer. Você come demais.”

Essa linha de pensamento produz culpa, que leva ao autodesprezo, raiva contra os outros, decisões ruins, palavras duras, procrastinação e medo.

VAMOS MUDAR ISSO HOJE

1. Jesus declara que você é inocente.

Isso não significa que você jamais pecou ou que não tenha feito nada errado. Significa que Ele lavou todo o seu pecado e culpa com Seu sangue. A Palavra de Deus declara Jesus como nossa oferta pela culpa, declarando-nos, assim, livres da culpa.

2. Veja o que Deus vê.

Aceite Colossenses 1:22, que diz que, por meio do sangue de Jesus, Ele apresenta você santo, sem defeito e irrepreensível.

3. Medite sobre Jó 10:7.

“O Senhor sabe que não sou culpado…” (NBV-P) Quando alguém nasce de novo, essa pessoa é purificada do pecado e da culpa pelo sangue de Jesus.

4. Quando fizer algo errado, não negue.

Admita. Confesse. 1 João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

5. Já aconteceu! Creia que já aconteceu.

As últimas palavras de Jesus na Cruz foram: “Está consumado.” Naquele momento, o preço foi pago por seu pecado e culpa. Hebreus 1:3 diz: “Ele nos purificou de nosso pecado.”

6. Pare de pensar que você precisa se sentir culpado para ser perdoado.

Às vezes, achamos que devemos às pessoas nos sentirmos culpados e mal por tudo. Pare de pensar nisso. Você não deve nada a ninguém. Não fique achando que a culpa paga alguma coisa. O sangue de Jesus pagou tudo. Sentirmos como se devêssemos a Deus a culpa ou que a devemos aos outros para afundarmos na culpa é um insulto contra Seu sangue.

7. Pare de se flagelar por aquilo que você não fez.

Muitas vezes nos punimos com a autocondenação. Nós jamais faremos o suficiente para Deus. É por isso que Jesus fez tudo. Ele pagou pelo pecado, pela maldição e por nosso fracasso. Nosso trabalho é acreditar.

PENSE, DIGA E ORE

Jesus me declarou inocente. Mesmo quando sinto que não faço o suficiente ou que não sou bom o suficiente, Deus diz que a fé nEle é suficiente. Não preciso me sentir culpado para ser perdoado. Sou perdoado pela fé em Jesus. Hoje, paro de me punir por tudo o que fiz ou não fiz. Eu não preciso ser perfeito. Ele já é; portanto, eu deposito minha fé nEle, em nome de Jesus!

Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu. Hebreus 7:27 NVI

Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação. Colossenses 1:22 NVI

O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas.
Hebreus 1:3 NVI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.