O que é Inteligência Emocional?
Aprenda a desenvolvê-la e gerencie melhor suas emoções para obter sucesso em diversas áreas da sua vida
O primeiro conceito de Inteligência Emocional foi elaborado na década de 90 por dois psicólogos, John Mayer e Peter Salovey. A partir deste, diversos outros estudos tem sido feitos sobre a importância de desenvolver a Inteligência Emocional para ter uma vida mais equilibrada, aprender a gerir melhor suas próprias emoções e estar sempre motivado, mesmo enfrentando situações adversas, com boa capacidade de lidar com as pessoas, melhorando os relacionamentos interpessoais e profissionais, já que a Inteligência Emocional também está relacionada ao outro, em como utilizar todas estas ferramentas ao relacionar-se com outras pessoas, percebendo suas emoções, encorajando-as, e assim obtendo respostas mais positivas dos que o cercam.
Segundo Daniel Goleman, psicólogo considerado o Pai da Inteligência Emocional, ela é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
Há diversas formas de aplicar e desenvolver a Inteligência Emocional, dentre elas:
- PERCEBA E ANALISE SUAS EMOÇÕES
Esta é a chave para o seu desenvolvimento. Perceba suas emoções e o motivo de terem se desencadeado. Não finja que não está sentindo, se está bravo, diga que está bravo e tente entender a razão. A Inteligência Emocional está relacionada a avaliar suas sensações e como você se comporta por causa delas.
- DOMINE SUA ANSIEDADE E NERVOSISMO
Agir sem pensar pode causar muitos problemas. Para aprender a dominar seus impulsos você pode fazer alguns exercícios de respiração, que ajudam a acalmar. Sentado ou em pé, inspire lentamente durante três segundos, segure a respiração por mais três segundos, expire por 6 segundos (isso, expirar deve durar mais), segure a respiração por mais três segundos Faça este exercício por 3 a 5 minutos quando estiver nervoso ou ansioso. Fazer exercícios físicos também é uma boa sugestão.
- TENHA EMPATIA
Quando nos colocamos no lugar do outro, percebemos as fragilidades das pessoas e nos tornamos mais flexíveis com as limitações dos que nos cercam. Colocar-se no lugar do outro também é uma ótima maneira de refletirmos sobre as nossas próprias limitações e de como podemos ser mais pacientes com nossas falhas e momentos ruins.
- ACREDITE EM SEU POTENCIAL
Diga a si mesmo que você é capaz, liste suas qualidades e diga em voz alta para si mesmo, liste seus defeitos e escreva o que pode fazer para melhorá-los. Isto te fará refletir sobre você mesmo, melhorar como pessoa e assim aumentará sua autoconfiança.
- CONVERSE
Fale com as pessoas, fale sobre como se sente, explique caso alguém não entenda o que queria dizer. Não há nada pior que mal entendidos ou pessoas que não se comunicam, porque sem boas conversas nunca haverá entendimento mútuo. Resolva os problemas criando soluções em conjunto. Resmungar, reclamar, fechar a cara, se trancar no quarto, brigar, simplesmente não resolvem problemas, aprenda a dialogar.
- APRENDA QUE NEM TUDO VOCÊ PODE CONTROLAR
Imprevistos acontecem, situações adversas acontecem, momentos ruins também. Aprenda que nem tudo está no seu controle e você precisa lidar com situações diferentes das que havia imaginado. Respire. Pense em soluções. Não adianta reclamar. Não há melhor caminho para resolver problemas do que agir para resolver os problemas.
Pra. Edilene Rosário
Doutoranda em Psicologia
Palestrante, tradutora e intérprete
@edilene.rosario