Devocional – Presente diário

Leitura Bíblica:
2 Coríntios 1.1-4

Bendito seja o Deus… que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações (2Co 1.3-4).

Perguntaram ao cantor cristão Bart Millard quanto tempo ele levou para escrever a letra da canção I can only imagine (“Eu só posso imaginar”). Com sua letra tão inspiradora, é uma das canções mais tocadas nas plataformas digitais de todo o mundo! Bart disse que não gastou mais do que uns 10 minutos, mas que o assunto que o inspirou a escrevê-la já estava em seu coração há muito tempo. Quase 20 anos depois do lançamento da canção, foi produzido o filme homônimo, que mostra a história por trás dela.

Este livro devocional em suas mãos é produzido de forma parecida. Posso levar horas ou minutos para escrever um texto, e isso vale para todos os autores desta obra. Todavia, cada palavra contida nestas meditações não foi apenas uma ideia passada para o papel, mas fruto de estudo, oração, dedicação, fatos e tantos desdobramentos da nossa vida. Vários fatores ocorrem para que um texto abençoado seja produzido. Logo, posso afirmar que tais produções levaram anos para serem formuladas e colocadas à sua disposição. Na leitura bíblica de hoje, o apóstolo Paulo afirma que ele só pôde ser usado por Deus para consolar alguém porque antes foi consolado. Ou seja, as experiências que ele viveu servem para orientar quem vier a passar pelo mesmo. Por exemplo, se você já passou por um momento de luto, com certeza poderá consolar alguém que está na mesma situação. Assim, tudo que já vivemos e aprendemos nesta vida nos inspira reflexões que podem abençoar outros, para que estes, por sua vez, possam aprender e também abençoar o próximo, Assim formamos um ciclo de abençoados e abençoadores. Afinal, abençoado é quem abençoa, e este é o nosso presente diário: receber de Deus e poder abençoar pessoas.

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

Ser consolado e encorajado é um presente, mas também carrega a responsabilidade de levá-lo a outros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.