Devocional – Intimidade

Leitura Bíblica:
Isaías 1.2-3

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá (1Jo 5.14).

Achei interessante a comparação entre a oração e o telefone. É muito boa para explicar a necessidade de ter intimidade com Deus para que as nossas orações se tornem mais efetivas. A comparação é a seguinte: a dinâmica da oração é semelhante ao uso do telefone. Se você não conhece a pessoa que fala do outro lado, a comunicação fica prejudicada. É como se caísse em lugar errado – engano. Mesmo havendo diálogo entre as duas pessoas, o conhecimento é limitado, e nunca será como se houvesse uma amizade sólida entre os dois. Não há como ter intimidade com alguém que não é seu amigo. E para ser amigo, é necessário conhecer um ao outro. Realmente, é muito mais fácil conversar com alguém que já conhecemos. Mais fácil ainda é conversar com alguém com quem temos intimidade e amizade.

É semelhante no nosso relacionamento com Deus. À medida que este vai se aprofundando, nossos pedidos são mais atendidos: não porque ele nos dê prioridade, mas porque aprendemos a pedir. Esse é o verdadeiro poder da oração: pedir conforme a vontade de Deus, como mostra o versículo-chave da meditação de hoje. Isso é o que podemos chamar de uma conversa confiante e íntima. Se às vezes não encontramos o que precisamos é porque não buscamos a Deus como deveríamos. Achamos que nossos próprios planos são bons, e fazemos nossos pedidos de acordo com eles. Deus tem falado, mas será que prestamos atenção à sua voz? Entendemos o que ele quer nos dizer? Isaías diz que até o boi conhece o seu dono, mas o povo não entendia a Deus.

Que possamos conhecer a Deus dia a dia. Se somos do Senhor e nossa vida pertence a ele, nossa comunicação com ele é essencial para viver bem. Nossa fé é alimentada pela comunhão com Deus. Somos chamados à comunhão com ele e com seu Filho Jesus (1Co 1.9a).

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

Para falar com Deus, é preciso aprender a ouvi-lo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.