Devocional – Acaso divino

Leitura Bíblica:
Rute 2.1-23

Casualmente [Rute] entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque (Rt 2.3b).

A leitura bíblica de hoje relata uma ocorrência da época dos juízes da história do povo de Israel. Houve fome na terra, então Elimeleque, sua esposa, Noemi, e os dois filhos saíram de Belém de Judá para a terra de Moabe. Ali Elimeleque morreu, ficando Noemi com os dois filhos, que se casaram com mulheres moabitas. Uma delas se chamava Orfa e a outra, Rute. Tempos depois, morreram também os filhos, ficando apenas as três viúvas. Ouvindo elas que a fome tinha acabado em Judá, resolveram voltar para a sua terra. Orfa acabou desistindo e resolveu permanecer entre seu próprio povo, mas Rute foi com a sogra.

Chegaram a Belém no tempo da colheita do trigo. Naquela época, os donos das lavouras permitiam que os pobres rebuscassem a lavoura após os colhedores e ficassem com o que encontrassem. Foi nesse contexto que Rute “casualmente” entrou na parte da plantação que era de um parente do seu finado marido. Para encurtar a história, Rute chamou a atenção de Boaz, que acabou se casando com ela (vale a pena ler o restante livro para ver como isso aconteceu!). Desse casamento nasceu um menino, cujo nome era Obede. Este por sua vez gerou um filho que recebeu o nome de Jessé – que foi ninguém menos que o pai do grande rei Davi; e da linhagem de Davi nasceu Jesus Cristo, o Salvador do mundo! Mas, e daí?

No desígnio de Deus nada acontece “casualmente”; tudo faz parte do propósito eterno do Criador! Assim sendo, que “acasos” têm ocorrido na sua vida? Nem sempre esses eventos são agradáveis, mas lembre-se: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28). O filho de Deus que busca em oração os propósitos do Pai para esses “acasos” ficará maravilhado com a sabedoria e o cuidado do Senhor com os seus.

Mário Miki, Curitiba/PR

 Para o cristão não há “casualidades”, mas propósitos divinos em todas as circunstâncias da sua vida.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.