Devocional – Morno, eu?

Leitura Bíblica:
Apocalipse 3.14-22


Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.29).


Ao ler a carta de Jesus à igreja em Laodiceia, fiquei feliz por não ser o destinatário, prestes a ser vomitado. Mas, estarrecido, descobri estar na mesma situação quando entendi que, mesmo procurando servir fielmente ao Reino de Deus, ser como Cristo não era minha motivação principal. Como em Laodiceia, eu tinha obras, talvez boas, mas não era suficiente. Por quê? “Tenho prosperado e nada me falta” (v.17, A21). Você diz isso sem perceber o quanto é miserável! Muitos vivem sua caminhada cristã com foco nas “bênçãos”, na ausência de problemas. Outros negam essa ideia, mas, na verdade, estão contaminados pelo mesmo pensamento. Quer ver? Você vai à igreja, contribui e participa. Então uma coisa terrível acontece em sua vida. Com poucas variações, as reações que tenho observado podem ser representadas pelo que já ouvi: “Mas, eu estava firme na igreja! Como Deus foi permitir uma coisa dessas?” Deus não nos salvou para termos uma vida confortável aqui na Terra. Jesus alertou que quem o seguir fielmente sofrerá, e muito! Veja o verso em destaque: fomos predestinados para o sucesso aos olhos do mundo? Não! Foi para crescermos rumo ao caráter de Cristo! Creio que o grande erro dos irmãos em Laodiceia foi julgar que sua prosperidade material seria como uma espécie de sinal de aprovação de Deus. Padrão de sucesso equivocado! E por esse mesmo equívoco, sofremos demais com os problemas deste mundo. Um cristão sem fome insaciável de ser como Cristo pode ter tudo o que tiver, mas será sempre miserável, pobre, cego e nu. Deus nos chamou para uma vida plena, mas isso não significa sucesso segundo o mundo! Antes significa sermos cheios do Espírito Santo a ponto de, como Paulo, considerarmos tudo o mais como esterco quando comparado à glória de conhecer a Cristo.

Miguel Herrera Júnior, Bragança Paulista/SP

Que Deus nos desperte e nos livre de viver uma vida cristã morna, longe do seu propósito!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.