Devocional – Respostas

Leitura Bíblica:
Jó 38.1-3;40.1-7

Busquem o SENHOR enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto (Is 55.6).

Há tempos, conheci a história do jornalista Lee Strobel, autor de vários best-sellers. Ele era ateu quando sua esposa conheceu a Jesus. Seu desejo por desacreditar da fé de sua esposa fez com que ele buscasse provar que a fé em Jesus era um equívoco. Depois de terminar sua investigação, Lee chegou à conclusão de que sua esposa estava com a razão – Jesus realmente é o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer e ressuscitar para o perdão de todos aqueles que creem em sua obra. Ele abraçou a fé e hoje muitas pessoas têm sido confrontadas e abençoadas por meio de seus livros, muitos dos quais são fruto de seus questionamentos sinceros. A Bíblia nos apresenta alguns homens que questionaram Deus por não entender algumas questões específicas. Um deles foi Jó. Ele era um homem que havia sido muito próspero, mas perdera suas posses, seus filhos e sua própria saúde porque Satanás levantou dúvidas acerca de sua fidelidade diante de Deus.

O livro relata diversos questionamentos de Jó, além de péssimos conselhos e afirmações julgadoras por parte de seus falsos amigos. Ao final do livro, Deus fala com Jó, e este reconhece a grandeza e a soberania divinas, ainda que não tenha recebido a resposta às suas queixas. Na leitura bíblica de hoje, vemos o Senhor desafiando Jó a argumentar contra ele.

Nos textos que seguem, Deus faz inúmeras perguntas retóricas que deixariam Jó sem respostas e sem mais dúvidas, pois havia encontrado Deus, e isso lhe bastava. Muitas pessoas questionam a fé. Outras agem assim porque não querem abandonar a vida de pecado que as afastam de Deus. No entanto, muitos questionam com sinceridade e buscam uma real compreensão acerca de Deus. Se é o seu caso, peça a Deus que se revele a você. Talvez você não encontre as respostas, mas encontrará Deus na pessoa de Cristo, aquele que é a verdade. Certamente isso lhe bastará.

Cléber Mateus de Moraes Ribas, Ijuí/RS

Quem deseja encontrar respostas em Cristo certamente será satisfeito.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.