Devocional – Examinem-se

Leitura Bíblica:
Salmo 139.23-24

Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados! (2Co 13.5)

É comum as pessoas terem facilidade para encontrar os erros nos outros, mas não parar a fim de fazer uma análise pessoal. Isso estava ocorrendo na igreja de Corinto. Os irmãos tiveram a capacidade de questionar o próprio apóstolo Paulo, mas não enxergavam seus próprios pecados. Paulo estava prestes a fazer uma visita àqueles irmãos e, caso eles não se arrependessem, teria de tornar a repreendê-los. Por isso, alerta-os sobre o que estavam fazendo de errado, mas principalmente diz que eles mesmos deveriam fazer um exame em seu coração.

O alerta desse versículo vale também para nós: como é importante o autoexame diário da vida espiritual e da conduta pessoal! “O que caracteriza a apostasia (abandono da fé) é deixar de orar, de obedecer à mensagem da Escritura, de adorar e de se associar com irmãos crentes no Dia do Senhor. Preparem-se espiritualmente, ‘examinem-se’ e ‘testem-se’. O apóstolo ordena enfaticamente que seus leitores empreendam a tarefa crucial da introspecção” (Simon Kistemaker).

Quando feito em obediência à palavra de Deus, esse exame conduz ao reconhecimento da vontade de Deus. Aponta o que deve ser mudado ou deixado. Leva ao arrependimento e à mudança de atitude. Só podemos fazer isso com o auxílio de Deus, que conhece e sonda nosso coração. O objetivo e desejo de Paulo era que os coríntios aprendessem a reconhecer suas faltas. Na leitura bíblica de hoje, o salmista sabe que há em sua vida aspectos que precisam ser trabalhados e que Deus poderia ajudá-lo nisso. Seu pedido demonstra humildade em aceitar essa verdade e disposição em obedecer ao que Deus lhe mostrar.

Deus habita em nós pelo seu Espírito. O Senhor conhece a motivação dos nossos pensamentos. Ele intercede por nós. Que possamos ouvir seus conselhos, seguir seu caminho.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

Somente um autoexame fundamentado pela Bíblia nos conduzirá à verdade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.