Devocional – O normal esperado

Leitura Bíblica:
2 Crônicas 20.2-15

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119.11).

Josafá foi um dos reis de Judá. Certa vez, um imenso exército se preparava para atacar sua nação. A destruição era iminente, e o povo corria gravíssimo risco. Meus filhos eram crianças quando tentei lhes ensinar a diferença entre o que chamo de “normal estatístico” e o verdadeiro normal. O que “todo mundo” faz não é necessariamente o normal de verdade. Penso que o rei Josafá pode nos ajudar a entender isso melhor. Estatisticamente, o que se esperaria de um governante que toma conhecimento de que está para ser atacado por um exército esmagadoramente maior, sem ter para onde correr? Desespero! Literalmente, perda da esperança, angústia, lamúrias, lágrimas em profusão, perda do sono, ansiedade, medo paralisante… Um turbilhão de emoções negativas devem arrastá-lo para um poço sem fim. A atitude de Josafá, porém, não foi estatisticamente normal, mas foi aquela que deveria ser normal para alguém que tem sua fé firmada no Deus Eterno, o Todo-Poderoso, cujas misericórdias se renovam a cada manhã. Josafá teve medo? Sim, quem não teria? Mas decidiu não se render ao medo, antes se lembrou do Deus a quem servia (v.3). Viver neste mundo é perigoso, inclusive para quem segue fielmente a Jesus. Ele mesmo alertou que teríamos tribulações. Não é possível enumerar todos os possíveis riscos. Como enfrentá-los? Preparar-se antecipadamente. Precisamos estar firmados em Deus; só ele é infalível, imutável desde sempre e para sempre. O apóstolo Paulo diz sobre não nos amoldarmos a este mundo. Para isso, é necessária uma transformação da mente humana (Rm 12.2). Precisamos praticar até aprender, e não nos deixar arrastar pelo normal estatístico, mas encher o coração da Palavra de Deus e da comunhão com o Senhor. Só assim poderemos enfrentar o dia mau com uma atitude normal para um filho de Deus.

Miguel Herrera Júnior, Bragança Paulista/SP

Preencha seu coração continuamente da Palavra de Deus para evitar todo tipo de tentação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.