Devocional – Dignidade

Leitura Bíblica:
Lucas 4.16-30

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça (1Pe 2.23).

Jesus caminhava pelas estradas poeirentas da Palestina realizando sinais miraculosos, que comprovavam que ele era o tão aguardado Messias, e de seus lábios fluíam palavras de graça como jamais se tinha ouvido. Isso era chocante para aquela gente de Nazaré, que o conhecia desde criança como filho de um humilde carpinteiro. Mentes fechadas eram incapazes de reconhecer a glória de quem estava diante deles. Confrontados perante o Filho de Deus, muitos ficaram furiosos e, com o coração endurecido, queriam matá-lo. Ao reler esse texto, fico espantado com a reação de Jesus: em vez de agir com autoridade, não respondeu, não levantou a voz, nem tão pouco chamou fogo do céu para consumir aquela gente incrédula. Apenas, com toda dignidade, passou pelo meio da turba enfurecida e saiu. Eu não estava ali, mas acredito que os homens de Nazaré devem ter ficado vermelhos de raiva, com o coração acelerado, olhos injetados e músculos tensos. Vem ao meu coração o que Jesus disse: “Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e terão descanso para as suas almas” (Mt 11.29). Mansidão e humildade são atitudes que precisam estar no fundo do coração. O coração humano não é, naturalmente, manso e humilde – e por isso nos falta descanso para a alma! Mansidão é a capacidade de abrir mão dos direitos. Humildade é não colocar os direitos em elevada posição. Jesus tinha todo o direito de ser respeitado e adorado, como Deus que era e é. Mas na leitura de hoje encontramos o Senhor agindo como descrito no versículo em destaque: mansidão e humildade eram evidentes no seu cotidiano. Muita gente fica atônita quando lê na Bíblia que Jesus ofereceu a outra face (Lc 6.29), mas ao entender quem ele é, isso faz todo sentido! Precisamos aprender com o Senhor a mansidão e a humildade, e pedir poder do Espírito Santo para agir como ele.

Miguel Herrera Júnior, Bragança Paulista/SP

Aprendamos com Jesus: um coração manso e humilde proporciona a dignidade necessária para superar todas as ofensas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.