EVITANDO 12 RISCOS DA LIDERANÇA EXECUTIVA

EVITANDO 12 RISCOS DA LIDERANÇA EXECUTIVA Por Joseph Mattera

Como alguém que atuou na liderança executiva e com líderes de nível sênior por muitas décadas, observei os seguintes 12 perigos da liderança de nível sênior.

1. Estresse constante

O estresse é inevitável. Cada vez que uma pessoa tem uma responsabilidade a cumprir, algum estresse vem junto. Nem todo estresse é ruim. No entanto, muitas vezes, há um alto nível de estresse mental e emocional que nunca cessa e pode causar danos físicos, espirituais e emocionais. Os líderes devem tirar férias regulares para descomprimir e desligar, ou a sua eficácia na vida pode ser interrompida.

2. Manter limites

Muitas vezes, é difícil para os líderes distinguirem entre casa e trabalho. Um limite é um marcador invisível que cria zonas de segurança para cada componente da vida de uma pessoa. Para a sustentabilidade a longo prazo, cada componente da nossa vida deve ser protegido com um plano intencional, reservando o tempo necessário para nos dedicarmos a essa tarefa específica.

3. Conflito relacional

Quanto mais alto uma pessoa sobe na escala de liderança, mais conflito e tensão ela experimentará com os outros. É inevitável, especialmente quando o líder sênior defende padrões de excelência e desafia outros a se destacarem. Além disso, os líderes devem navegar através de muitos egos, logotipos e agendas e muitas vezes são mal compreendidos, julgados e criticados pelas costas. Se um líder não tomar cuidado, ele ou ela pode facilmente ficar desanimado porque pode parecer que sempre há um problema com alguém.

4.  Solidão

Tem sido dito muitas vezes: “É solitário estar no topo”. Este é um ditado verdadeiro porque muitas vezes ninguém consegue entender o que é estar no lugar do líder máximo – e poucos ainda se importam em saber! Isso faz com que muitos líderes se sintam solitários. Os líderes solitários podem ajudar-se procurando colegas do mesmo tipo com os quais possam se relacionar para obter sugestões, incentivo, oração e responsabilidade.

5. Ser mal compreendido

Uma das coisas mais difíceis de servir na liderança sênior é quando suas palavras ou ações são interpretadas fora do contexto e/ou mal compreendidas. Descobri que podemos limitar isto através de uma cultura de transparência e diálogo com os colegas de trabalho – no entanto, por mais que uma pessoa tente, por vezes é inevitável que seja mal compreendido.

6. Agendas concorrentes na equipe

A chave para uma empresa de sucesso é desenvolver unidade em sua equipe. Este é um processo muito difícil, pois cada pessoa tem suas próprias percepções, maneira de fazer as coisas e agendas quando assume uma nova posição. Frequentemente, um líder tem que fazer política apenas para fazer as coisas, de modo a não ofender os egos sensíveis ao seu redor. Esta falta de unidade, a fragilidade dos egos e as agendas concorrentes tornam, por vezes, muito difícil ser um líder sénior.

7. Falta de cuidado com a alma

A maioria dos líderes seniores está tão ocupada que é muito difícil para eles cuidarem de si mesmos! Conheci muitos líderes que têm dietas terríveis (para economizar tempo, muitas vezes consomem fast food), raramente se exercitam, raramente tiram dias de folga e raramente fazem coisas que lhes dão vida (emocional e espiritual). Pessoalmente, descobri que tenho que priorizar a oração e a busca por Deus todos os dias, ou meus planos darão errado! Também me forço a comer bem, fazer exercícios e passar bons momentos com amigos e familiares. Praticar coisas que me dão vida irá aguçar meu foco, me dar mais energia e me tornar mais eficaz em minha missão divina.

8. Transição constante

Nas últimas quatro décadas, aprendi que “a única coisa que nunca muda é que a mudança é constante”. Parece que estou sempre em uma transição menor ou maior. Isto é típico de líderes empreendedores que sempre criam coisas novas e desafiam o status quo. Embora eu espere transições na vida, isso ainda não elimina a incerteza que irá incutir medo em mim ou me inspirar a ter mais fé em Deus. Esta é uma luta constante para os líderes seniores.

9. Sentir-se subestimado

Outra coisa que aprendi há muito tempo é que a maioria das pessoas só se preocupa em ser apreciada, e não em demonstrar apreço. Além disso, a maioria das pessoas não se importa com as suas realizações e sacrifícios – a menos que o que você faça seja abençoá-las diretamente. Conseqüentemente, o sacrifício necessário para liderar uma organização ou igreja é tão grande que a maioria das pessoas considerará o seu trabalho garantido.

10. A falta de compensação adequada

A maioria dos pastores é mal remunerada e a maioria dos proprietários de pequenas empresas trabalham horas desumanas e investem a maior parte do seu capital na empresa para sustentá-la. Não ter uma remuneração proporcional à quantidade de trabalho que uma pessoa realiza pode causar estresse no relacionamento com o cônjuge e incitar grandes sentimentos de inadequação e inferioridade.

11. Falta de autoconsciência

Os líderes seniores muitas vezes podem ter uma visão limitada e não perceber seus erros. O foco intenso em uma coisa pode cegar os líderes para muitas áreas de suas vidas – essa falta de autoconsciência resulta em muitas perdas em relacionamentos importantes e na produtividade. Os líderes podem proteger-se disto tendo ao seu redor as pessoas certas que falarão honestamente e os ajudarão a traçar planos estratégicos para o futuro.

12. Estar rodeado de pessoas indiferentes

Um dos maiores desafios emocionais que um líder enfrenta é quando as pessoas ao seu redor não demonstram a mesma paixão e comprometimento que ele. Constantemente cercado por pessoas assim causa ao líder sênior grande frustração, estresse e ressentimento. Na verdade, é um perigo para a sua saúde emocional e espiritual! Os líderes podem evitar isto revendo regularmente os padrões de desempenho e a responsabilidade do grupo, para que o líder sénior seja um dos muitos a corrigir aqueles que não conseguem ter um desempenho de nível excelente.

Finalmente, seja no mercado ou na igreja, todos os líderes seniores precisam ser cheios do Seu Espírito e da Sua graça e depender da Sua misericórdia todos os dias. Somente dependendo Dele, aprendendo com os erros e ouvindo conselhos sábios é que os líderes podem evitar serem prejudicados por esses 12 perigos comuns.

Traduzido do English para o Português-Brasileiro por Josimar Salum

 

Joseph Mattera

 

https://josephmattera.org/hazards-executive-leadership/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.