Devocional – Cancelamento

Leitura Bíblica:
1 João 2.15-17

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno (Mt 10.28).

Muito se tem dito que estamos vivendo a “era do cancelamento”. Isso significa que, se você não for aquilo que os outros esperam que seja, as pessoas irão excluí-lo, colocá-lo de lado, bani-lo de determinado grupo, isolá-lo. Alguém me disse que não podia ser 100% ele mesmo na roda de amigos, pois do contrário algumas pessoas o “cancelariam” do grupo por causa de alguma atitude e gosto incompatíveis com o da maioria. Isso me fez pensar: o que o ser humano teme na verdade? Tudo indica que teme a exclusão.

Pelos textos bíblicos indicados, posso afirmar que esse temor não deve fazer parte da vida do cristão.

Tempos atrás, meu chefe me mandou dizer uma mentira a um cliente para se livrar da culpa de um erro da nossa equipe. Aquilo ofendia a minha fé, então respondi: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” (At 5.29), e na mesma hora soube que seria “cancelado” na empresa. E não deu outra! Mas a consciência ficou limpa, principalmente considerando o versículo-chave. Meu temor não era em relação à desaprovação do ser humano, mas à de Deus.

Sobre a nossa leitura bíblica, sugiro uma leitura alternativa para o v.16: “Pois o que há no mundo – buscar a aceitação do mundo – não provém do Pai, mas do mundo”. Os valores do mundo são diferentes dos valores daqueles que creem em Deus, e por isso o mundo obrigatoriamente nos rejeitará em algum momento, assim como fizeram com Jesus. Dessa forma, a Bíblia nos orienta a “perseverar até o fim” (Mt 24.13). Devemos nos manter firmes em nossos valores, não negar nossa fé e nos posicionar sempre com firmeza e amor, afinal, abraçar o pecado e os valores que não são de Deus não é uma opção. Fazendo isso, sabemos que ao final receberemos a coroa da vida (Ap 2.10c).

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

 

Persevere na fé em Deus ainda que a sociedade “cancele” você. Deus não vai rejeitar você!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.