Devocional – Máscaras

Leitura Bíblica:
1 Timóteo 4.1-13

______________________________________________________________________________

Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada.   

(1Tm 4.2)

_____________________________________________________________

Interessante como certas palavras do dia a dia mudam de conotação com o passar do tempo. Anos atrás, quando se falava em “máscara”, o que vinha à mente talvez fossem aquelas máscaras de festas infantis, com rosto de super-herói.

A pouco tempo atrás, a menos de 2 anos, na crise da Covid, em plena pandemia, penso logo nas máscaras que precisávamos usar quando saíamos de casa a fim de nos proteger da Covid e outras doenças contagiosas. Não sei quanto a você, mas naqueles momentos não via a hora de voltar para casa e arrancá-la do rosto.

No verso 2 da leitura bíblica, Paulo fala de homens hipócritas. No original, esse termo “hipócritas” tem um significado associado com essas máscaras. No livro Palavras Chaves do Novo Testamento, William Barclay explica que este termo também sofreu mudança e, com o passar do tempo, passou a ter conotação negativa.

Seu significado básico seria “a pessoa que responde”, mas passou a representar uma atitude maligna, do homem que se dedica a representar publicamente a bondade, mas pratica uma “bondade teatral”, escondendo seus motivos verdadeiros atrás de uma máscara de fingimento.

Ressalta que uma pessoa que esconde um coração mau sob uma máscara de piedade acaba ficando cega, pois, ao tentar enganar os outros, engana a si mesma, afastando os demais da verdade e ficando sujeita à condenação de Deus. “De todos os pecados, a hipocrisia é aquele no qual é mais fácil cair; e entre todos os pecados, é o mais rigorosamente condenado”, conclui Barclay.

De todos os pecados, a hipocrisia é aquele no qual é mais fácil cair; e entre todos os pecados, é o mais rigorosamente condenado

Muitas vezes é mais fácil “representar”, mostrar o que as pessoas gostam de ver ou o que nós gostaríamos que elas vissem. As redes sociais estão cheias de postagens bonitas, de atos de bondade praticados e devidamente fotografados, recebendo muitas “curtidas”.

Minha pergunta é: será que isso reflete o original ou a máscara? Deus sonda o nosso íntimo, ele vê através do fingimento. Que possamos, dia após dia, submeter nossa vida ao seu crivo divino.

Por Greyce Karoline Hepfner Scholz, Nova Santa Rosa/PR

Arrancar a máscara, que livramento!

1 comentário em “Devocional – Máscaras

  1. Arrancar a máscara, que livramento! Sim, e isso é possível quando vivemos o “Amar ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39). Creio que o Espírito Santo tem a função de nutrir em nós o amor pelo próximo na prática da bondade, da benignidade, do perdão e da justiça.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.