Devocional – Irmãos

Leitura Bíblica:
Levítico 19.17-18

Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (1Jo 2.10).

No dia 5 de setembro comemora-se o “dia do irmão”. Como é valioso ter uma boa relação com nosso(s) irmão(s)! Para os mais jovens, os mais velhos talvez representem coragem, força e inspiração – às vezes, são vistos até como heróis! Já para os mais velhos, os mais novos trazem a alegria da companhia em muitas brincadeiras e aventuras. A convivência com eles é nosso primeiro treino no desenvolvimento do amor incondicional por outra pessoa, quando seguimos juntos pelo caminho da vida sem permitir que as diferenças ou divergências de pensamento rompam esse laço fraterno.

Ter irmãos de sangue é ótimo, só que nem todas as pessoas recebem esse presente. Mas há um tipo de irmão que qualquer um de nós pode ter: o “irmão na fé”. Quando entregamos nossa vida a Jesus, ele se considera nosso irmão (Hb 2.11), o que faz com que todas as outras pessoas que seguem o mesmo caminho também se tornem nossos irmãos.

Buscar um bom relacionamento com nossos irmãos – consanguíneos ou não – permite estabelecer uma relação de harmonia, respeito e entendimento que dure toda a vida. Seja de que tipo for, um irmão é uma dádiva do Senhor. Ele nos acompanha na dor ou na alegria, com um abraço ou uma simples ligação.

Mas a leitura bíblica usa uma definição ainda mais ampla de irmão: trata-se de qualquer pessoa à nossa volta. Em outros textos, a Bíblia chama-o de “próximo”. A instrução de tratar com carinho e cuidado os nossos irmãos de sangue ou de fé ainda é compreensível (ainda que nem sempre fácil). Mas dedicar o mesmo amor a desconhecidos ou até inimigos é, para muitos, um desafio aparentemente intransponível.

Hoje, no dia do irmão, que tal orar ao Senhor pelo(s) seu(s)? Diga-lhe(s) o quanto significa(m) para você. Ou, se este “irmão” ainda não conhece a Jesus, que tal compartilhar a palavra de Deus com ele? Só não deixe passar em branco a oportunidade de fazer bem a ele!

Arthur Queiroz Pereira, Nova Friburgo/RJ

Tem bons irmãos quem aprendeu a ser um bom irmão.

1 comentário em “Devocional – Irmãos

  1. Uma reflexão muito importante que nos leva a considerar tanto os irmãos consanguíneos quanto os da fé, para exercitar na prática e no dia a dia os sentimentos e atitudes que promovam o bem-estar neles e, entre nós, um relacionamento de paz.
    Deus nos abençoe! 😍

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.