DEVOCIONAL – FINITUDE: Os dias do homem estão determinados por Deus

FINITUDE: Leitura Bíblica – Eclesiastes 7:2

Os dias do homem estão determinados; tu [Senhor] decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar (Jó 14:5)

O tempo corre numa progressão absurda, e tentar controlá-lo certamente nos deixa estressados. Como dizem, o tempo voa! Alguns buscam cursos sobre gestão de tempo para melhorar sua produtividade. Essa angústia pelo controle aumenta quando precisamos fazer escolhas sem sequer termos tempo para avaliar o que é prioritário. Afinal, ações que levam alguns minutos podem comprometer anos de nossa vida, tornando-nos reféns de nossas próprias escolhas e suas consequências.

O anseio por deixar marcas duradouras e ver que todo nosso esforço valeu a pena é algo que o próprio Deus colocou no ser humano (Ecles 3:11). Por isso, nossa consciência da certeza da morte nos faz querer fugir da finitude. Aflige-nos ver como o tempo vai deixando marcas para que não possamos negar que ele está passando. Cabelos brancos, rugas, flacidez, perda muscular, às vezes perda da mobilidade, diminuição da memória… e não há tratamento estético ou médico, por mais eficaz que seja, que faça o tempo parar. Nosso organismo fatalmente parará de funcionar um dia.

Mas ainda assim o texto da leitura bíblica de hoje afirma que é melhor a casa onde há luto, pois lá somos confrontados com a realidade da nossa finitude. Já que morreremos, nossa principal preocupação deve ser é o pós-morte, ou seja, onde passaremos a eternidade. Alguns podem achar que não temos como saber isso. Mas a Bíblia afirma que existe, sim, vida eterna após a morte. Aquele que não reconhece que é incapaz de agradar a Deus e rejeita a morte de Jesus na cruz para que esse relacionamento com o Pai seja possível passará a eternidade longe de Deus. E isso será literalmente o inferno. Mas quem reconhece essa sua condição perdida e que Jesus morreu na cruz para resolver isso terá vida eterna na presença do Senhor.

Não há esforço humano que confira significado eterno à nossa vida.

Só Jesus pode fazer isso por nós.

 

Leonice Fonseca Souto de Souza, São Paulo/SP

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.