Por quê priorizar o evangelismo entre nossos parentes e amigos mais próximos?

Past0r Ángel Manuel Hernández Gutiérrez e sua esposa Lidia Ether Dóniz González, da igreja www.misionmoderna.com, Ilhas Canárias, Espanha.

Constatamos que a evangelização de Jesus e da Igreja primitiva era principalmente entre parentes e amigos mais próximos. Por exemplo, no caso de Jesus e Seus discípulos, “André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e seguido a Jesus” (João 1:40).

João Batista era primo do Senhor Jesus; dois dos discípulos de Seu primo tornaram-se seus primeiros discípulos   (Jo 1:35-37). Um deles, André, trouxe seu irmão Pedro (Jo 1:40), então agora temos os três primeiros discípulos de Jesus.

No dia seguinte, Jesus foi à cidade de André e Pedro; eles o apresentaram a seu amigo, Filipe, que se tornou outro de Seus discípulos. Filipe chamou Natanael (Jo 1:45), e assim o crescimento dos discípulos de Jesus continua entre parentes e amigos íntimos. Os discípulos de Jesus eram da mesma região, a Galileia (At 2:7). Todos, exceto Judas Iscariotes, não eram galileus, mas haviam crescido lá.

O Novo Dicionário Bíblico Ilustrado diz: …quase todos os apóstolos do Senhor Jesus eram galileus; o mesmo Senhor, que, embora nascido em Belém da Judéia, foi criado na Galileia (Jo 7:41,52). Ele exerceu a maior parte de Seu ministério lá, tanto nos confins orientais do Mar da Galileia quanto no interior do país, Corazim, Betsaida, Cafarnaum, Naim, Caná e Nazaré

O evangelismo da Igreja primitiva se desenvolveu em torno de parentes e amigos próximos, como podemos ver no termo grego Oikos, que se traduz como uma casa. O Hispanic American Mission Dictionary, citando Ralph W. Neighbor, Jr. (Where Do We Go from Here, 2000 [Para Onde Iremos Nós – tradução livre]) diz: “A palavra grega Oikos, traduzida como “casa”, refere-se a pessoas com quem nos relacionamos regularmente. atender cem ou mais indivíduos, mas dedicamos tempo preferencial (uma hora por semana em conversa direta, por exemplo) com um número limitado.”

É a família extensa, o grupo de pessoas que de alguma forma compõe o mundo íntimo ou interno de uma pessoa, onde são mantidas as relações primárias. Por outras palavras, os Oikos são colegas de trabalho, vizinhos, amigos, familiares, etc., todos com quem temos uma relação mais ou menos vinculativa. A partir disso, podemos concluir que quando Jesus trouxe o Evangelho em nossas vidas, Ele não estava pensando apenas em nós, mas em nosso Oikos.

Isso pode ser o que Paulo e Silas queriam dizer quando disseram ao carcereiro de Filipos: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16:31), pois depois eles foram e anunciaram a palavra de o Senhor a ele e a todos os que estavam em sua casa (At 16:32).

Bênçãos do alto, Pastor Ángel Manuel Hernández Gutiérrez, Modern Christian Mission

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PASTOR ÁNGEL 

Graduação e Doutorado em Teologia hc. Pastor Presidente da Missão Cristã Moderna. Vice-presidente do Conselho Evangélico das Ilhas Canárias.

Ángel Manuel Hernández Gutiérrez nasceu em 22 de março de 1970 na ilha de Tenerife, em uma família humilde, pai pedreiro e mãe dona de casa.

Desde os 11 anos teve vocação pastoral e por isso dedicou todo o esforço de sua vida a esse fim.

Ele foi criado na tradicional igreja batista, mas aos 15 anos ele e sua família migraram para as Assembleias de Deus. Sua doutrina é saudável, de um evangelho simples, humilde e prático, portanto, rejeita doutrinas como a super fé ou a teologia da prosperidade ou movimentos heterodoxos.

Ángel Manuel iniciou seu ministério pastoral na ilha de Fuerteventura com sua esposa Lidia Ether Dóniz González, mulher formada e com grande capacidade pastoral. Começaram seu ministério em 1996 com 8 pessoas e em condições muito precárias, mas agora reúnem mais de mil pessoas para seu culto principal.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.