Prefeitura de Vitória investe mais de R$1 milhão em projetos culturais em 2022

Vitória com muito mais arte e cultura! Na tarde desta sexta-feira (14), o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou o termo de incentivo financeiro à cultura referente à Lei Rubem Braga. Neste ano, foram investidos mais de 1 milhão de reais em projetos culturais da cidade, que estão inscritos na Instrução Normativa nº 001/2020, sendo 31 beneficiados em 2022.

Na segunda convocação do edital, foram contemplados 16 projetos com propostas diferentes e inclusivas como dança, teatro, fotografia, publicação de livros, contação de histórias e produções audiovisuais.

O edital recebeu 127 inscrições e, em 2022, 31 foram convocados. No primeiro semestre, 15 projetos culturais foram beneficiados e alguns ainda estão em andamento como oficinas de dança, apresentações circenses em bicicletas, murais e diversos outros.

O prefeito falou sobre a importância da cultura para a cidade e agradeceu o empenho da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) para regularizar os editais e andamento dos processos. Ele lembrou que Vitória viveu um apagão cultural nos últimos seis anos, que ficou sem pagar, efetivar e publicar editais para arte e cultura.

Assinatura da Ordem de Serviço da Lei Rubem Braga

Aos poucos vamos conquistando espaço para trabalhar e melhorar este setor na cidade. Quando assumimos a Prefeitura de Vitória conseguimos reabrir e revitalizar a Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi), a Casa Porto, Museu do Pescador, a Biblioteca Municipal e o Museu Capixaba do Negro (Mucane). Locais públicos e gratuitos para que pessoas de todas as classes sociais tenham direito ao acesso à cultura. Estou muito feliz hoje, estamos muito bem servidos de equipamentos culturais públicos. E para finalizar, nada mais democrático que o edital, que oportuniza a todos a igualdade para concorrer, de ter seu projeto contemplado. Uma oportunidade igual para todos, disse Pazolini.

O Secretário Municipal de Cultura (Semc), Luciano Gagno, reforçou o agradecimento ao empenho da equipe da secretaria em seguir adiante com o projeto e reforçou a importância do patrocínio para a cultura capixaba. “Vitória merece cada vez mais investimento na cultura. Estamos fazendo história na cidade, que desde 2016, não tinha um edital de incentivo e patrocínio para projetos culturais como este. Um dos compromissos da gestão é garantir e fomentar o direito à cultura na cidade”, diz Gagno.

Assinatura da Ordem de Serviço da Lei Rubem Braga

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.