Prefeitura da SERRA no Espírito Santo, investe R$ 20 milhões em ciclovias

A bicicleta é um meio sustentável de locomoção. Além de ser mais econômico, o veículo não gera poluentes e ainda promove saúde por conta de ser uma atividade física.  Por isso, as cidades brasileiras têm investido na construção de faixas exclusivas para os ciclistas.

A Serra deverá aportar recursos da ordem de R$ 20 milhões em ciclovias até o final de 2023. O município atualmente está com obras que somam mais de 13 km em ciclo faixas localizadas nas Avenidas Norte Sul, Talma Rodrigues Ribeiro e na região do contorno de Jacaraípe.

Uma das ciclovias está localizada em frente ao Terminal de Laranjeiras, uma área com grande circulação de pessoas. Outra intervenção acontece no trecho da Rotatória do Hospital Dório Silva à da empresa Viminas, em Civit II. Nesta região também está sendo feita a duplicação da ciclovia da Avenida Copacabana, em Morada de Laranjeiras.

A obra do Contorno de Jacaraípe liga a Avenida São Paulo ao bairro Areia Branca, em Nova Almeida.

O município ainda deverá construir cerca de 113 quilômetros de ciclovias em vias existentes e outros 50 quilômetros em novas vias que estão sendo planejadas para a Serra.

Ciclovia é a nova palavra da moda!

Assim como sustentabilidade, ciclovia caiu na boca do povo, mas muito se fala, sem se dizer nada.

A bicicleta, como meio de transporte urbano, veio para ficar. Cada dia mais é possível observar nas ruas o aumento do número de adeptos a esta nova modalidade.

Independente da opinião de cada um. Independente da forma como vem sendo e continuará sendo conduzida a questão nas políticas públicas. É uma realidade! E precisamos nos adequar a ela.

É claro que este é apenas MAIS um meio de transporte. Não irá tirar lugar de outros meios.  Não é uma revolução, propriamente dita. Mas exige uma nova forma de ordenar o espaço urbano, adequando-o a todos os meios de transportes, inclusive aos pedestres.

Nenhuma política pública irá rever a questão de modo a tirar as ciclovias do cenário.

Pelo contrário, já existem muitos municípios incluindo a ciclovia no seu sistema viário, de modo permanente e regulamentado. São municípios que aproveitaram a revisão da lei de parcelamento do solo e já incluíram a ciclovia, definindo tamanhos mínimos aceitos, localização, enfim as regras e parâmetros necessários, assim como se define sobre o sistema viário.

 

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