Devocional – Flores e espinhos

Leitura Bíblica:
1 João 5.1-4


Graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento (2Co 2.14).


Cactos são plantas muito interessantes. Alguns exibem flores coloridas lindíssimas, mas quando olhamos melhor, percebemos que não podemos chegar perto demais, por causa de seus muitos espinhos. Muitas pessoas são como cactos: lindas e muito capazes em alguns aspectos, mas também espinhentas. Como será que nós somos de perto? Pessoas de convivência agradável, ou indivíduos que só são admirados por quem nos vê de longe?

Para conseguir abandonar esse modo de ser tão ferino, é preciso aprender a amar como Jesus. Quem ama a seu próximo demonstra verdadeiro caráter cristão. O versículo em destaque diz que Deus espalha um bom perfume por meio daqueles que o amam e seguem. Como as flores, nos tornamos “para Deus o bom perfume de Cristo” (2Co 2.15). Em vez de afastar, como os espinhos, as flores atraem para perto delas. E quando o perfume combina com a beleza da flor, o conjunto se torna irresistível. A beleza de um filho de Deus cujos atos combinam com suas palavras é ainda maior. De perto, os outros não veem a pessoa, mas o que ela é em Deus. Quando o cristão se aproxima dos outros, não fere, mas leva cura. Na verdade, ele nunca se achega sozinho a alguém, pois sempre leva consigo a palavra de Deus, seus conselhos sábios, o consolo que o Espírito Santo dá.

Quando nos enchemos do amor de Deus, passamos a transpirar este amor. Nossas ações do dia a dia são realizadas sem ofender o próximo. Nossas ações têm o cuidado de não magoar ou prejudicar o outro. Que sejamos então pessoas fáceis de conviver, que contam com a simpatia dos que estão longe e principalmente de quem está próximo. Que sejamos bênção na sociedade e também em nosso lar.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP
“O amor cria uma vida sem espinhos.” (autor desconhecido)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.