Devocional – Caverna

Leitura Bíblica:
Salmo 57.1-11


Tendo em vista o que [Jesus] mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados (Hb 2.18).


O presente salmo foi escrito por Davi quando fugia do rei Saul, escondendo-se em uma caverna. Consigo até imaginar a cena: Davi escondido na caverna, e Saul, caçando-o, entra por ela. O que Davi faz nesse momento? Em voz baixa, clama: “Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti minha alma se refugia”. Ou seja, Davi sabia que sua salvação não estava na proteção que a caverna poderia proporcionar. Ela por si só não bastaria. Fazer justiça com as próprias mãos também não seria o caminho. Por isso, ele confessa: “Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo”. E foi o que aconteceu. Na realidade, Saul entrou na caverna para fazer suas necessidades e só quando saiu percebeu que sua vida foi poupada. Davi poderia ter agido por conta própria, como seus companheiros sugeriram, e até parecia ser justificado. Mas, em vez disso, decidiu esperar em Deus (1Sm 24).

Penso que a experiência de estar numa caverna, com algum tipo de inimigo rondando, não seja tão incomum assim, claro que não necessariamente no sentido literal. Por isso, cabe aqui uma pergunta bem direta: neste momento, você se sente como se estivesse acuado em alguma cova sem saída? Talvez a caverna da depressão ou alguma outra enfermidade? Talvez um conflito familiar, um esgotamento no trabalho ou até mesmo a falta de emprego? Fato é que toda pessoa, em algum momento da vida, acaba passando por uma situação assim.

Mas também é fato que, das várias experiências semelhantes que a Bíblia menciona, vale destacar uma em especial. Quando morreu, o Senhor Jesus Cristo foi sepultado em uma caverna. Porém nem a morte e muito menos a caverna puderam detê-lo. Deus, o Pai, ressuscitou-o do seu túmulo escavado na rocha, fazendo-o poderoso para nos resgatar das cavernas que eventualmente experimentarmos ao longo da vida.

Alison Diogo Heinz, Blumenau/SC
Não importa se você clama em alta voz ou bem baixinho: Deus sempre ouve!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.