Devocional – Coração aberto

Leitura Bíblica:
Jeremias 13.1-11


O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda (Pv 16.18).


Jeremias transmitiu uma mensagem a Judá por meio de uma ilustração prática. Um cinto de linho era uma roupa de baixo que ia até a altura da coxa e era usada junto à pele. Deus trouxera a nação para perto de si, mas os israelitas haviam se afastado, buscando outros deuses e outras alianças. Dessa forma, tornaram-se imprestáveis como testemunhas da grandeza do Senhor. O cinto apodrecido depois de muito tempo enterrado simbolizava a ruína da cidade e do templo do qual Judá tanto se orgulhava. O povo precisava aprender uma grande lição: recusar-se a obedecer a Deus torna a pessoa orgulhosa e não a deixa chegar a lugar algum.

É fácil detectar orgulho em outras pessoas, mas dificilmente o reconhecemos em nós. Quanto mais próximo o relacionamento, então, mais duro parece ser dar o braço a torcer. Mas o orgulho não se mostra apenas na recusa em reconhecer seus erros ou na arrogância. Há pessoas que são sensíveis demais aos comentários de outros, e excesso de sensibilidade também é questão de orgulho. Uma postura vitimista desconsidera que o fato de que Deus nos capacita a agir e reagir de modo diferente de quem nos prejudica. Sua raiz é o orgulho que impede de perdoar o ofensor.

Ser orgulhoso em relação aos outros é uma evidência de que também temos dificuldade para aceitar e acatar a vontade de Deus. Assim, o problema está, em primeira e última instância, no meu relacionamento com o Senhor, e não somente em relação ao próximo. Por isso, não endureça seu coração quando a palavra de Deus chamar sua atenção. Deus quer você junto dele, satisfazendo-se nele. Peça que ele o ajude a não se rebelar contra suas orientações nem se tornar orgulhoso. Do contrário, você se tornará inútil como servo do Senhor, em vez de levar seu amor aos outros.

Ingelid Gundt, Santo Augusto/RS
Manter-se aberto à disciplina de Deus combate o orgulho que nos afasta dele e das outras pessoas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.