Devocional – Prepare-se para o poder

Josué 3:1-13 NVI

“De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio. Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento e deram esta ordem ao povo: “Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na. Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá”. Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”. E disse aos sacerdotes: “Levantem a arca da aliança e passem à frente do povo”. Eles a levantaram e foram na frente. E o Senhor disse a Josué: “Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés. Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio”. Então Josué disse aos israelitas: “Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus. Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. Vejam, a arca da aliança do Soberano de toda a terra atravessará o Jordão à frente de vocês. Agora, escolham doze israelitas, um de cada tribo. Quando os sacerdotes que carregam a arca do Senhor, o Soberano de toda a terra, puserem os pés no Jordão, a correnteza será represada e as águas formarão uma muralha”.

Este foi um momento crucial na história dos israelitas.  Eles estavam prestes a cruzar o rio Jordão para a Terra Prometida.  Fazer isso significaria entrar em um novo território que Deus havia prometido a eles, incluindo muitas bênçãos e prosperidade.  Mas também havia enormes obstáculos – muitas nações estavam ocupando suas terras e se opunham aos israelitas o tempo todo.

Na noite anterior à travessia, Josué ordenou que se consagrassem.  Consagração significa separar algo para uso divino, livrar-se de coisas que não são de Deus enquanto se dedica a Deus e Seus planos.  Depois que os israelitas fizeram essas coisas, Deus começou sua campanha de invasão com um milagre.

Como os israelitas, Deus tem um grande plano para nossa nação e Ele quer que façamos parte disso.  Nós nos preparamos para fazer parte do mover de Deus quando nos consagramos – quando deixamos o Espírito Santo iluminar coisas que não são de Deus para que Ele possa substituí-las pelo melhor para nós.

 RESPONDA

  1. Que coisas incríveis precisamos que Deus faça por nós (salvar nossos familiares, abrir portas para compartilhar com nossos amigos, abrir nossa universidade para o evangelho, etc.)? Ore agora e peça a Deus para fazer coisas incríveis entre vocês.
  2. Quais são as coisas que não são de Deus das quais você precisa se livrar? Quais são as coisas que são de Deus nas quais você deve se envolver mais?

 REFLITA

  1. Vá para um lugar tranquilo e peça ao Espírito Santo para sondar seu coração e sua mente para lhe mostrar coisas que não são dEle. Lembre-se de que Jesus conquistou a vitória sobre o pecado na cruz e decida romper com essas coisas.
  2. Encontre outras pessoas que também acreditam em milagres de Deus e orem juntos por coisas incríveis que Deus fará.

‭‭Hebreus‬ ‭12:1-2‬ ‭NVI‬‬
“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.