Leitura Bíblica:
2 Timóteo 3.10-17


Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu (2Tm 3.14).


Continue firme nas verdades que aprendeu” (NTLH): é o que Paulo recomenda a Timóteo logo depois de afirmar que muitas pessoas iriam preferir caminhos diferentes. Refere-se dessa forma a gente religiosa na aparência, mas não no íntimo. Homens e mulheres assim são mais amigos de si mesmos do que de Deus e procuram sempre fazer valer suas próprias falsas ideias e doutrinas. Vivendo em meio a pessoas desse tipo, Timóteo deveria manter-se decididamente ao lado da verdade, mesmo que por isso viesse a sofrer perseguições. Era melhor passar por sofrimento no caminho certo do que viver em aparente tranquilidade e seguir rumo à destruição (como acontece com os perversos). Já na primeira carta, Paulo dissera a Timóteo para fugir dessas pessoas e afastar-se de suas ideias e práticas (1Tm 6.11).

Interessante é o argumento que Paulo usa para basear sua instrução a Timóteo: “Você sabe de quem o aprendeu”. Timóteo foi ensinado por sua avó e sua mãe, por Paulo e por tudo o que já havia estudado nas Escrituras. Sabia que eram ensinos confiáveis, pois conhecia a origem deles. O que a Bíblia afirma é verdade incontestável, pois “toda Escritura é inspirada por Deus”. Nas palavras do teólogo John Stott, “ela se originou na mente de Deus e foi comunicada pela boca de Deus, pelo sopro de Deus, ou pelo seu Espírito”. Assim, esses ensinamentos são os únicos capazes de mostrar o caminho para a reconciliação com o Senhor, além de servir para nossa educação, orientação e correção. Somente a palavra de Deus mostra como viver de forma agradável a ele.

Quando algum ensino novo travestido de verdade quiser tomar o lugar de princípios claros que já aprendemos da Bíblia, precisamos fugir dele. Permanecer firmes na verdade comprovará nossa fé no Senhor e nossa gratidão a ele pela educação e ensino que ele nos dá.

Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP

Nossos pés não escorregam quando a palavra de Deus é a luz do nosso caminho.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.