Leitura Bíblica:
Êxodo 2.1-3


[Jesus orou:] “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade” (Mt 26.42).


O rei egípcio havia decretado a morte a todos os meninos recém-nascidos entre os israelitas, com medo de que aquele povo se tornasse numeroso demais, ameaçando o seu governo. Nessa época, Joquebede e Anrão tiveram um filho e viram-se numa situação complicada: se mantivessem a criança em casa, com certeza os oficiais do faraó a encontrariam e matariam. Haveria alguma forma de livrar o bebê da morte iminente?

Há momentos na vida em que precisamos tomar decisões difíceis. Imagine o dilema de Joquebede! Colocar seu bebê num cesto e depositá-lo no rio, ao sabor da incerteza a respeito do que aconteceria, poderia parecer loucura, mas naquele momento era a melhor opção, já que a alternativa era a morte certa do menino pelas mãos dos oficiais do faraó.

Uma dificuldade ainda maior foi a que Jesus enfrentou no Getsêmane (veja o versículo em destaque), diante da necessidade de escolher entre a sua vontade e a do Pai, que o levaria a morrer na cruz. Sua decisão por certo foi a mais difícil, mas também a que trouxe resultados que glorificam o nome de Deus até hoje.

Nos dias atuais, talvez nos vejamos diante de dúvidas diferentes, mas no fundo bem parecidas, em que encontrar a solução pode significar entregar o problema aos cuidados do Senhor, renunciando completamente ao controle pessoal sobre ele. Para todos nós, independentemente da decisão em si, o Senhor Jesus demonstrou o que deve nos guiar nessas horas difíceis. Por mais compreensível que fosse seu desejo de não passar pela crueldade da crucificação, ele sabia que o plano de Deus traria um resultado ainda melhor. Aplicado a nós, esse princípio diz: quando optamos pela vontade de Deus, entregando a ele o domínio sobre a questão, ele levará seu plano até o fim, o que certamente é melhor para todos os envolvidos. Assim, sua obediência trará glória a Deus.

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

Tomar decisões maduras e sábias significa submeter-se à vontade de Deus, para a glória dele.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.