Devocional – Eu vi Jesus!

Leitura Bíblica:
Lucas 2.25-35


Os meus olhos já viram a tua salvação (Lc 2.30).


Em meio aos muitos personagens que a Bíblia traz, Simeão exemplifica bem a ação, a graça e a glória de Deus. A leitura bíblica de hoje descreve-o como justo. Sobre ele estava o Espírito Santo, por intermédio de quem Simeão também soube que não morreria sem antes ver o Cristo. É natural, ao ler essa passagem, lembrar da pergunta feita por Jó envolto nos turbilhões de seus problemas: “Como pode então o homem ser justo diante de Deus?” (Jó 25.4).

A resposta, da forma mais simplificada possível, é: não depende de nós, mas de Deus. Quem tem plena consciência de sua imperfeição e de seus muitos problemas, sabe que a justificação vem por Jesus. Quando pôde ter em seus braços o Salvador recém-nascido, Simeão viu com seus próprios olhos que dele viria a reconciliação com Deus, enviada pelo próprio Senhor. No v. 30, ele diz uma das declarações mais lindas já escritas na Bíblia: “Meus olhos já viram a tua salvação”.

Ao longo da Bíblia, a gente pode observar uma série de ações tomadas por Deus com o propósito de trazer o seu povo de volta para perto de si. Em quase todas, o povo, rebelde, tenta trilhar o seu próprio caminho. Cristo, como sabemos, não foi unanimidade. Ele veio para os seus, mas os seus o rejeitaram. Ele quebrou paradigmas e mostrou que, mais importante do que a tradição e o cumprimento de leis, é a graça de Deus. Jesus é a perfeita representação desta graça em forma humana: Deus, que se fez homem para ser a Redenção de um povo. Povo este, por sinal, como destacou Simeão, formado de todas as nações. Jesus não veio apenas para os judeus, mas também para os gentios.

Hoje podemos orar com a mesma declaração de alegria de Simeão ao ter o menino Jesus em seus braços. A salvação já nos foi enviada. Hoje, mais do que nunca, é um ótimo dia para compartilhar com alguém a alegria que sinto porque o meu Redentor vive e reina.

Lucas Meloni Pereira da Silva, São Paulo/SP

Como Simeão, quem já viu Jesus não precisa de mais nada para ser feliz.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.