Devocional – Perdoados

Leitura Bíblica:
2 Samuel 11.1-17

Por que Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus (1Sm 13.14)? O que ele tinha de especial que seu antecessor, o rei Saul, não tinha? Ambos cometeram muitos pecados: se Saul matou todos os moradores da cidadezinha de Nobe por, supostamente, conspirarem contra ele (1Sm 22.13-19), Davi trouxe devastação a todo o reino de Israel por sua desobediência (2Sm 24.2-15). Diversas vezes, Saul tentou matar Davi (1Sm 18). Este, no entanto, chegou às vias de fato, com o agravante de, antes disso, ter engravidado a esposa do homem, como conta a história da leitura de hoje. Como Deus pode se agradar de uma pessoa assim?
A grande diferença entre estes dois reis estava no seu íntimo. Saul, quando confrontado por um profeta a respeito de suas afrontas a Deus, apenas dava desculpas para tentar se justificar (1Sm 13.11-12; 15.13-22). Davi, por sua vez, na mesma situação, prontamente reconheceu seu erro e se arrependeu (2Sm 12.13; 24.10,17).
Deus não espera que sejamos perfeitos, “pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó” (Sl 103.14). Ele sabe que somos fracos pecadores. O que o Senhor quer de nós é arrependimento. A prova disso é que esta é a mensagem dada pelos profetas do Antigo Testamento, por João Batista e por Jesus: arrependam-se! Davi era um homem como nós e, como nós, pecava. Mas ele realmente se arrependia do que havia feito e pedia perdão ao Senhor – e isso é o que o tornou um homem segundo o coração de Deus. Após ser confrontado com sua maldade contra Bate-Seba e Urias, Davi escreve o famoso Salmo 51, que começa com as palavras do verso em destaque.
Infelizmente, como seres humanos que somos, vez ou outra iremos cometer faltas contra Deus. Mas podemos louvar ao Senhor por sua bondade em estar pronto para nos perdoar se admitirmos nossos erros.
Bruna Brasil Pereira Garcia Lima, Goiânia/GO
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.