Devocional – Comemorar

Leitura Bíblica:
Ester 9.1-2,20-28


Este é o dia que o SENHOR fez; vamos regozijar-nos e alegrar-nos nele (Sl 118.24).


Você gosta de comemorações? Conheço pessoas que não, por algum motivo muito íntimo, um trauma ou más lembranças. Alguns nem divulgam a data de seu aniversário (para ninguém lembrar mesmo) ou não anseiam pela chegada do Natal, por exemplo, já que alguém muito amado não estará presente. Devido a fatos ruins que ocorreram no passado, não costumo dar festa no meu aniversário, mas não deixo de comemorar e muito menos de agradecer a Deus por mais um ano de vida – principalmente por ser ao seu lado.

Falando em festa, hoje lemos sobre a origem da festa do Purim, comemorada pelos judeus até a atualidade. O povo foi livrado do extermínio e derrotou seus inimigos, ou seja, havia motivos de sobra para comemorar. Não podiam esquecer jamais o que o Senhor fizera por eles, por isso o estabelecimento da festa anual. Como o ser humano nem sempre pode contar com sua memória, foi preciso criar este tipo de data comemorativa. Para os cristãos, elas podem assumir um significado ainda mais profundo: são oportunidades de agradecer a Deus por ações específicas dele em sua vida ou na história da humanidade. Pensemos no Ano Novo, na Semana da Paixão, que culmina na Páscoa, no Natal, no Dia dos Pais, das Mães, dos Avós; no nosso aniversário e no de pessoas queridas, no dia do casamento, do início do namoro, da entrega de vida a Cristo… São muitas ocasiões para comemorar nossa existência e o que o Senhor fez e faz por suas criaturas. Convido você a perceber em cada dia – seja comemorativo ou não – motivos para celebrar e agradecer a Deus. Só o fato de este período ter sido feito por Deus e nos dado como um presente já é motivo de alegria! Estou seguindo uma dica que vi numa rede social e anotando todos os meus motivos de agradecimento. É muito bom perceber o agir de Deus em nossa vida e relembrar sempre seu amor por nós, sua misericórdia e seu cuidado constante.

Vanessa Weiler Ribas, Caieiras/SP

“O Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres” (Sl 126.3).

1 comentário em “Devocional – Comemorar

  1. Eu considero o quanto Deus valoriza um coração grato e feliz por todos os benefícios que Ele tem nos dado. Amo o versículo selecionado do Salmo 126.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.