Sabor à mesa – Peru de Natal

Você sabia que o nosso jantar da véspera de Natal com o famoso peru ou chester de natal é, na verdade, uma imitação dos jantares de Ação de Graças americanos que aparecem em filmes e seriados?

Nos Estados Unidos o peru assado é uma comida típica do jantar de ação de graças, dedicado a agradecer em voz alta pelas bênçãos recebidas no decorrer do último ano. A festa acontece sempre na última quinta-feira de novembro, no outono após o período de colheita do milho, pois foi assim que a festividade nasceu: em agradecimento a Deus pela boa colheita e o fim de um inverno rigoroso em Plymouth, no estado de Massachussetts. Por isso os ingredientes típicos do jantar dessa data, além do peru, incluem milho, batata doce e abóboras.

Seja no dia de Ação de Graças ou no Natal, temos uma ótima receita para fazer um peru molhadinho e delicioso!

Então vamos para a receitinha.

  • Ingredientes:

1 Peru inteiro (calcular 500g por pessoa)
1 pano/fraldinha grande 100% algodão

Para a marinada: (para perus com mais de 6kg dobrar a quantidade)
1 cebola roxa cortada em rodelas
1 limão siciliano cortado em rodelas
5 ramos de alecrim
10 ramos de tomilho
7 bolinhas pimenta do reino preta
água suficiente para cobrir o peru
1 colher de sopa de sal para cada 3kg de peru

Para a manteiga de ervas:
200g de manteiga
1 folha de sálvia
5 ramos de alecrim
1 ramo de manjerona
4 ramos de tomilho

Para regar:
100g de manteiga
100ml de caldo de peru
400ml de vinho branco seco

Para o caldo:
Reservar miúdos do peru
1 cenoura
10cm talo de salsão
1/2 cebola branca

  • Modo de preparo:

Marinada:

Primeiramente é importante descongelar completamente o peru e remover o saquinho com os miúdos de dentro da cavidade.

Em uma panela com água coloque de 1 a 2 litros de água junto de todo o sal e aqueça até que todo o sal seja dissolvido. Não é necessário ferver.

Em um bacia grande o suficiente para Marina o peru coloque a ave, todos os ingredientes da marinada e água fria, distribuindo os ingredientes bem, inclusive dentro da cavidade. Em seguida derrame a salmoura, cuidando para não derramar diretamente sobre o peru.

Cubra com papel alumínio e reserve em local fresco por pelo menos 18h, virando o peru na metade do tempo para que marine por igual nas costas e no peito.

Manteiga de ervas:

Deixe a manteiga em temperatura ambiente para que alcance o ponto de pomada.

Pique fino todas as ervas juntas, até que se pareça um pó de ervas.

Misture a manteiga e as ervas de forma homogênea.

Preparando o peru:

Retire o peru da marinada e seque com papel toalha. Deixe por pelo menos meia hora antes de iniciar a preparação para o forno para que os sucos sejam distribuídos igualmente pela carne.

Pré-aqueça o forno em 180ºC.

Derreta a manteiga para regar e misture ao vinho. Reserve mantendo aquecido em temperatura morna.

Descole a pele do peito com os dedos e mãos, no centro do peito uma fina membrana precisará ser arrebentada com delicadeza para descolar inteiramente a pele da carne. Não corte nenhum excesso de pele do peru.

Separe 2/3 da manteiga de ervas em ponto de pomada e com os dedos esfregue e distribua por baixo da pele descolada. Essa manteiga, junto da marinada, garante um peru suculento e saboroso sem nenhum pedacinho seco!

Se desejar, recheie o peru com o seu recheio de preferência.

No fundo assadeira coloque a cenoura, a cebola e o salsão cortados em pedaços grandes com os miúdos do peru e 1/4 de copo da mistura de manteiga e vinho.

Posicione a grade na assadeira e o peru em cima da grade e prenda a pele em excesso esticada delicadamente por baixo da ave com palitos de dente. Amarre as coxas juntas com barbante. Dobre as asas para cima e para trás das costas do peru (como se estivesse relaxando com as mãos atrás do pescoço).

Com o 1/3 restante da manteiga de ervas, massageie uma camada grossa com os dedos sobre a pele do peito, coxas e asas.

Mergulhe o pano de algodão na mistura de manteiga e vinho e torça levemente. Posicione o pano sobre o peru, cobrindo-o totalmente para evitar secar as áreas mais expostas. Cuide para que as pontas fiquem para dentro da forma.

Coloque o peru para assar.

A cada 20 minutos regue o peru levemente com a mistura de manteiga e vinho.

Em uma panela grande aqueça até fervura 3l de água.

Após meia hora de forno, retire da assadeira os miúdos, cenoura e salsão. Volte o peru para o forno e cozinhe o que foi retirado da forma na água aquecida acertando o sal para fazer um caldo salgadinho. Cozinhe por 40 minutos em fogo baixo e descarte o bagaço dos legumes e os miúdos.

Misture 100ml do caldo no restante da mistura de manteiga e vinho. Reserve o restante.

Continue regando o peru a cada 20 minutos com a mistura até que esta acabe. Se ainda tiver mais tempo de forno, comece a regar com o líquido que acumular no fundo da assadeira.

Asse pelo tempo recomendado para o tamanho da ave. Vire a forma frequentemente para que asse por igual em todos os lados.

Faltando 40 minutos para o fim, retire com cuidado o pano de cima do peru, regando abundantemente as partes que grudarem na pele até que desgrudem. Regar uma última vez todo o peru e voltar ao forno aumentando a temperatura para 210º para dourar. Vire a forma na metade do tempo.

Retire o peru do forno e com cuidado coloque-o na travessa de servir. É interessante decorar a travessa em volta do peru com ramos de ervas e fatias de limão siciliano.

Espere por pelo menos 10 minutos antes de cortar o peru para servir, para que a carne absorva bem todos os sucos e permaneça suculenta por inteiro!

Dica de molho para acompanhar:

É possível fazer um molho muito gostoso com o líquido que se acumula na forma do peru e o restante do caldo, engrossando com trigo, da mesma forma que se faz molho branco. Há muitas receitas na internet para testar e se deliciar!

 

Caroline Licheski

Direito – UFPR

Apaixonada pela sétima arte

Cozinheira nas horas vagas

Curitiba/PR

4 comentários sobre “Sabor à mesa – Peru de Natal

  1. Kí delícia ! É de da água na boca. Matéria importante para nós fazermos neste final de ano. 👏👏👏👏👏

  2. Amo o thanksgiving e mais ainda o Natal. Adorei essa receita, espero saboreá-la em um desses eventos!
    Obrigada, Caroline❣️

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.