Devocional – Petição

Leitura Bíblica:
Ester 5.1-5

O coração do rei é como a corrente de águas nas mãos do SENHOR: ele o dirige para onde quer (Pv 21.1).

Hamã, uma espécie de primeiro-ministro da Pérsia, ficou irado com Mardoqueu, primo e pai de criação de Ester, porque este se recusava a prostrar-se diante do primeiro. Como Mardoqueu era judeu, Hamã determinou o extermínio deste povo em um dia específico. Quando o decreto foi promulgado, Mardoqueu pediu a Ester que falasse com o rei (Et 4.8). Antes de ir, ela se preparou com um jejum de três dias, acompanhada pelos judeus da cidade (4.16). Podemos supor que aproveitaram esse tempo para clamar que o Senhor os salvasse da morte. E podemos de fato perceber a intervenção de Deus: Ester correu sério risco de vida indo até o rei sem ser chamada, mas ele teve compaixão dela. Em vez de condená-la, quis saber o que ela desejava.

Alguém já lhe pediu algo? Imagino que sim – e como é bom poder ajudar quando alguém solicita. E alguém já lhe perguntou se você estava precisando de algo, dispondo-se a ajudá-lo? Agora imagine se um rei lhe fizesse essa pergunta e prometesse dar até metade do seu reino. O que você faria? Ester mostrou muita sabedoria nessa situação. Não se precipitou para fazer seu pedido, esperando pelo melhor momento de fazê-lo.

Lendo essa história hoje, entendemos que ela foi escolhida por Deus para salvar seu povo. A atitude dela diante do grande perigo pode explicar essa escolha: entendeu que seu papel era defender seu povo e não garantir sua posição pessoal. Diante do rei, não pediu nada para si mesma, mas se concentrou em fazer o que entendera ser seu dever (Et 8 e 9). Soube refletir sobre sua função como rainha e não se deixou levar por egoísmo. Para ela, sua condição era menos importante que seu povo. Assim, foi digna de ocupar aquela posição. E você, já se perguntou por que Deus o colocou exatamente onde está? Se compreender e agir de acordo com o plano do Senhor, certamente será bênção na vida de muitos.

Marivete Zanoni Kunz, Ijuí/RS

Que tal deixar que o Senhor cuide de você, e aproveitar suas petições para beneficiar o próximo?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.