Aprenda a desenvolvê-la para se sentir mais motivado(a) e obter sucesso na Gestão de Pessoas

Inteligência Emocional é a capacidade de gerir as emoções, de se automotivar, mesmo enfrentando situações limite, e de continuar se sentindo bem e capaz de realizar as tarefas. Também é a habilidade de identificar os sentimentos, tanto nossos quanto de outros, e desta forma lidar melhor com as pessoas e encorajá-las a responder de maneira positiva em momentos difíceis.

Para pastores ela é importante porque eles lidam com pessoas muito diferentes e estas passam por situações adversas, se sentem desanimadas, não conseguem trabalhar em equipe dentro da igreja ou até mesmo se relacionar bem dentro da igreja. Pastores também se sentem geralmente sozinhos, sem apoio, e a Inteligência Emocional ensina como se motivar ao enfrentar os desafios do ministério. O crescimento da Igreja está intimamente ligado com Inteligência Emocional, porque a Igreja é um corpo que precisa estar unido, precisa trabalhar bem e em união apesar das diferenças entre as ovelhas.

Há diversas formas de aplicar e desenvolver a Inteligência Emocional no contexto pastoral, dentre elas:

  • MANTENHA O FOCO EM SEU TRABALHO

 As pessoas tendem a criticar muito o trabalho dos pastores, e por vezes você vai sentir que não vale a pena. Leia passagens como a de Josué ou Neemias, e se fortaleça lembrando que líderes sempre foram criticados, mas Aquele que fez a promessa, vai cumprir. Escute sugestões que podem melhorar o seu trabalho, avalie as críticas, e siga o foco, melhorando sempre. Críticas não são motivos para parar, Jesus também foi criticado e ainda assim cumpriu seu ministério.

  • TENHA EMPATIA COM AQUELES QUE NÃO TE APOIAM

 Entenda que nem todo membro consegue perceber as necessidades do pastor e da igreja. Essas pessoas já estão sobrecarregadas com seus próprios problemas e precisam de ajuda. Não leve para o lado pessoal nem pense que foi abandonado ou pouco reconhecido. Trabalhe na vida destas pessoas para que se fortaleçam e se cerque dos que estão mais fortalecidos para te apoiar no trabalho na igreja.

  • DESCANSE

 Separe tempo para descansar, viaje, faça passeios com sua família, tenha momentos em que pode dar gargalhadas. Momentos de lazer ajudam a aliviar o estresse, tiram o foco de pensar somente em situações do ministério pastoral. Lembre-se: você é pastor, mas também é um ser humano que precisa de interação com outras pessoas, que precisa se divertir, passear com sua família, ter momentos de descontração.

  • RESPIRE

 Pastores vivenciam muitos momentos em que tendem a ficar bravos ou percebem que as coisas não saíram como foi combinado. Brigar e perder o controle não são aconselháveis. Saia do local onde está acontecendo o que te aborrece e faça este exercício que te ajudará a ficar mais calmo. Sentado ou em pé, inspire lentamente durante três segundos, segure a respiração por mais três segundos, expire por 6 segundos (expirar deve durar mais porque acalma), segure a respiração por mais três segundos. Faça este exercício durante 5 minutos, você vai perceber que já estará mais calmo. Volte ao local e sugira a todos os envolvidos uma solução para o problema. Lembre-se que problemas acontecem a todo momento. A chave é se manter calmo e buscar a solução em conjunto. Soluções resolvem problemas. Discutir ou brigar afastam as pessoas.

  • ACREDITE EM SEU POTENCIAL E SE CAPACITE

 Diga suas qualidades em voz alta. Trabalhe nelas para que sejam aperfeiçoadas. Leia mais, estude cada vez mais. Participe de congressos, capacitações e palestras que tratem de temas relacionados a Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional. Busque informação de qualidade. Você tem potencial e pode melhorar a cada dia mais. O seu sucesso é possível. Acredite e caminhe com este entendimento.

 

Pra. Edilene Rosário

Doutoranda em Psicologia

Palestrante

@edilene.rosario

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.