SOS Espírito Santo – Um Projeto Social da Igreja Quadrangular em Vila Velha, Terra Vermelha, no bairro Jabaeté

O MAIOR EVENTO SOCIAL DA IEQ CAPIXABA

A Igreja do Evangelho Quadrangular, desde sua fundação, em 1923, pratica sua missão e propósito que é anunciar as boas novas que Jesus Cristo salva, cura, batiza e voltará, e dentre outros Projetos a igreja realiza o PROJETO SOS por entender que o Evangelho deve ser anunciado de forma integral, tal como Jesus assim o fez, levando as boas novas e suprindo as necessidades do ser humano.

No dia 27 de julho de 2019 no BAIRRO JABAETÉ na cidade de Vila Velha/ES, região da Grande Terra Vermelha, uma comunidade carente da 5ª. Região do município de Vila Velha aconteceu o lançamento do PROJETO SOS ESPIRITO SANTO que tem o objetivo alcançar socialmente e espiritualmente todos moradores do bairro e da região onde ocorre, trazendo a visibilidade necessária da Igreja do Evangelho Quadrangular na região que ela se encontra situada.

O SOS JABAETÉ contou também com a participação de instituições públicas e privadas para abrilhantar mais ainda o evento. Através do bom relacionamento conquistado em pouco tempo por Pastora Dolores de Oliveira, e a Secretária Estadual de Missões Pastora Idalina Costa e equipe, os Poderes Públicos disponibilizaram importantes atendimentos à população, tais como, orientações jurídicas, orientações jurídicas relacionadas à violência doméstica, assistência social, prevenção sexual infantil, rua de lazer, PROCON, exames de sangue de modo geral, aferição de pressão e pediatria. Já as instituições privadas contribuíram através dos serviços de corte de cabelo, designer de sobrancelhas, exames oftalmológicos e doações de estruturas físicas para realização do evento.

Todos sabem que a Igreja do Evangelho Quadrangular é uma instituição religiosa gigantesca e que também tem importantes projetos sociais sendo executados em todo o Brasil. Através da colaboração do Presidente Pastor Mário de Oliveira, o Coordenador Nacional de Missões, Pastor Fernando Camargo, e a Coordenadora Nacional do Grupo Missionário de Mulheres, Pastora Bianca de Oliveira, o SOS Espírito Santo recebeu 2 (dois) Projetos da Igreja. O evento contou com a presença de um ônibus do Projeto Lucas, cuja finalidade foi realizar atendimentos clínicos e odontológicos, e recebeu o Projeto Margarida que realizou os exames de mamografia e eletrocardiograma.  Foram centenas de pessoas atendidas gratuitamente em diversos seguimentos desse projeto social, veja:

631 atendimentos dentre eles dentista (Projeto Lucas), mamografias (Projeto Margarida), eletrocardiogramas (Projeto Margarida), consultas com clinico geral, pediatra, psicólogo, aferição de pressão/glicose, teste rápido de sangue pra identificar DST´s, orientação jurídica, orientação do Procon, corte de cabelo masculino e designer de sobrancelha a população do bairro JABAÉTE.

Esse foi o maior EVENTO SOCIAL, realizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Espírito Santo, sendo também a maior Ação Social realizada por uma igreja naquela região. Tudo foi possível porque o evento aconteceu com o trabalho de muitas mãos, na liderança geral da Pra. Dolores de Oliveira – Administradora da Igreja Quadrangular no ES, com apoio do Pr. Ademir Bianchi, Superintendente da Igreja em Vila Velha e Coordenado pela Pra. Idalina Costa.

Contou com o apoio importante da Prefeitura de Vila Velha, Governo do Estado, TJES – Tribunal de Justiça. Participaram também dessa ação social: a FACULDADE NOVO MILÊNIO, SINDSAUDE, INSTITUTO MIX, ACESSO SAÚDE na pessoa dos senhores Vinicius e Roberto, MAIS CAPIXABA, Psicologia para todos, CESAN e ALEXANDRE ZAMPROGNO ADVOGADOS.

Ressaltamos com louvor a participação especial dos 120 MISSIONÁRIOS e evangelistas da cidade mineira de IBIRITÉ, na Grande BH. Todos eles se dispuseram a viajar de Minas Gerais com recursos próprios em ônibus fretado quase 600 KMs para apoiarem o Primeiro SOS Espírito Santo.  Eles são membros de diversas igrejas da 16º Região Metropolitana de Ibirité MG da Igreja Quadrangular onde a Pra. Dolores de Oliveira também é a Superintendente Regional e Pastora de uma grande Igreja.  Sua forte liderança e experiência com esse tipo de Ação Social contribuiu muito para o sucesso do SOS Espírito Santo.  Essa UNIÃO dos Missionários da IEQ Espírito Santo com os Missionários da IEQ Minas Gerais capitaneados pela Pra. Dolores consolidou o expressivo resultado dessa AÇÃO SOCIAL.

Vale registrar que a IEQ de Minas Gerais em conjunto com a Casa da Provisão, promove o SOS Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha a mais de 18 anos, visando promover trabalhos evangelísticos e a promoção da cidadania através de serviços sociais. Para a realização deste evento, a Igreja começa a se mobilizar com bastante antecedência, visando arrecadar bíblias, mantimentos, roupas, sapatos, brinquedos, materiais de higiene, através da solidariedade da membresia e lideranças.

A inspiração para a realização deste evento em Minas Gerais ocorreu no ano de 1996, quando a Pastora Dolores de Oliveira e o Pastor Sebastião seu esposo, receberam um pedido de socorro de Pastores da cidade de Floriano no Estado do Piauí, no qual alegavam na época que devido às grandes secas, falta de emprego e oportunidades para aquela região, diversos Pastores estavam passando extrema necessidade. Comovida com a situação, mobilizaram a região no qual é Superintendente em Ibirité para uma operação de assistência, em que arrecadou mais de 9 (nove) toneladas de alimentos para atender as necessidades dos colegas de ministério e a membresia da Igreja.

O perfil missionário da Pastora e, atualmente, Administradora Estadual da IEQ no ES, Dolores de Oliveira, encontrou no Projeto SOS, uma poderosa e eficaz estratégia para dar visibilidade ao trabalho realizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Espírito Santo com o objetivo de gerar crescimento para as Igrejas que mais necessitam de atenção e promover atendimentos sociais para aquelas comunidades que mais precisam de ajuda.

Foi solicitado para a Secretaria Estadual de Missões da Igreja do Espírito Santo e órgãos do Poder Público uma pesquisa de campo para detectar qual região do Estado apresenta maior necessidade para receber este evento. Após alguns meses de muito trabalho, oração e jejum foram apresentados para a Administração da Igreja a cidade de Vila Velha mais especificamente o bairro de Jabaeté e na cidade de Vitória o bairro de Tabuazeiro.

Entretanto, com o desenrolar do projeto foi identificado pela liderança capixaba que o bairro de Jabaeté não necessitava apenas do trabalho evangelístico de campo e serviços sociais. Notou-se que a igreja tinha um terreno próprio, e estava em construção, mas devido à falta de recursos para concluir a obra, a igreja estava em um salão alugado para realização dos cultos. Comovida com o alto valor do aluguel e a baixa arrecadação local, a Pastora Dolores levantou oferta missionária em três reuniões de pastores da grande Vitória para realizar a conclusão do telhado, rebocar as paredes, fazer o contra-piso e construir os banheiros (acessível aos deficientes).

O objetivo da Administração da Pastora Dolores é proporcionar para as Igrejas do Espírito Santo uma explosão de crescimento. Baseado neste ideal, além de dar infraestrutura para a igreja e promoção da cidadania, o objetivo crucial é ganhar almas para Jesus, através de evangelismo pessoal, casa a casa, e em massa. Assim sendo, os missionários envolvidos nesta ação tiveram a responsabilidade de propagar o evangelho para os habitantes da cidade de Vila Velha e Vitória. As estratégias utilizadas por eles foram desde abordar pessoas nas ruas até visitas nos lares. Nestas visitas são realizados orações, apelos e convite para visitar a Igreja do Evangelho Quadrangular mais próxima de sua casa para que seja consolidado o trabalho.

Os 120 Missionários de Ibirité de Minas Gerais liderados pelo Pastor Orlando (Coordenador estadual do SOS/MG), evangelizaram 313 casas levando a mensagem do evangelho de Cristo, 1.252 pessoas foram alcançadas no evangelismo pessoal e 230 famílias solicitaram visitas para acompanhamento pastoral.

A equipe do MUC (Missões Urbanas com crianças) alcançou 350 crianças com o TEC – Cadê o Tesouro? 200 crianças alcançadas com a contação de história de prevenção ao abuso sexual infantil (história da Tartanina), 300 crianças passaram pelo aconselhamento pastoral, teve também pintura de rosto, rua de lazer, pula-pula e por último e não menos importantes 17 crianças e juniores aceitaram Jesus como seu único e suficiente salvador. Tudo isso com o apoio do Pastor Jefferson e da MUC na pessoa da Pastora Sandra.

A 10ª Região Eclesiástica localizada em Vila Velha, na pessoa do Superintendente Pr. Ademir Bianchi com ajuda da equipe de missões e do Pr. Adnilton Damascena distribuíram 116 cestas básicas após o evento.

 “Se derem de comer aos famintos e socorrerem os necessitados, a luz da minha salvação brilhará, e a escuridão em que vocês vivem ficará igual à luz do meio-dia”.  Isaías 58:10

Em depoimento a Secretária Estadual de Missões do ES, Pra Idalina Costa, relatou :

“Deus me deu a visão de Jabaeté quando eu estava na África, em um impacto transcultural da Base de Missões da SGM, o Senhor ministrou no meu coração que havia uma África também no estado do Espírito Santo e, sendo assim, senti o desejo de fazer um estágio prático com os meus alunos do curso ‘’IDE Missões’’. Mas em uma visita me deparei com a realidade da igreja em Jabaeté, compartilhei a visão com pastor Ademir e com nossa Administradora da IEQ, Pra. Dolores. E eles abraçaram a visão e perceberam a importância da participação do Estado  nessa ação.  Aí nasceu o primeiro SOS – Espírito Santo. também ao compartilhar o meu sonho com minha amiga Pastora Cris de Ibirité e o Pastor Orlando Coordenador do SOS – Minas, eles, de pronto, aceitaram o desafio, investiram em amor e atravessaram  mais de 500 KM e vieram para o Espírito Santo, colocar os seus pés e profetizar, fazer a tomada de território. Creio que muitos outros eventos semelhantes aconteceram. Creio que Deus irá despertar as demais regiões do meu Estado, através de seus líderes, para fazer o mesmo em todo o Espírito Santo,  por que Missões não é chamado de um, é chamado de todos! Estamos cumprindo Atos 29  – uma missão inacabada, uma missão em andamento. Em Isaías 28:16b, lemos que  “Quem tem fé não tem medo.’’

 VEJA O RELATÓRIO DO EVENTO:

 – 2.300 TONELADAS DE ALIMENTOS ARRECADADOS

 – INAUGURAÇÃO DO NOVO TEMPLO DA IEQ JABAETÉ EM TERRENO PRÓPRIO

– TRABALHO EVANGELÍSTICO (Jabaeté – Tabuazeiro)

  • 462 pessoas alcançadas
  • 372 casas alcançadas
  • 268 casas solicitaram visitas do Pastor

– EVANGELISMO KIDS

  • 503 crianças alcançadas
  • 300 crianças aconselhadas
  • 200 crianças ouviram palestras sobre o abuso sexual infantil
  • 20 crianças aceitaram Jesus

ATENDIMENTO SOCIAL

  • 114 atendimentos no Projeto Lucas (Clínico e Odontológico)
  • 132 atendimentos no Projeto Margarida (Mamografia e Eletrocardiograma)
  • 45 atendimentos jurídicos

 O objetivo principal da Pastora Dolores e lideranças da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil é cumprir o legado deixado por nossa fundadora Aimee Semple Mcpherson em alcançar o perdido a qualquer custo.     Isso sim, é o real significado de missões, é fazer o ide, é contribuir de todas as maneiras para que a palavra de Deus chegue até os confins da Terra.

No final da tarde após o encerramento dos atendimentos a Pra. Dolores muito emocionada fez a inauguração oficial da nova Igreja entregando simbolicamente a chave da Igreja para o Pr. Rosevam e sua esposa Pra. Rose. A emoção tomou conta daquele lugar, o Pastor mal conseguia falar, levando a todos às lagrimas. A Pra. Idalina também emocionada agradeceu a todos que não mediram esforços e que cumpriram a grande comissão de Cristo.

“Ide e Pregai o Evangelho”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.