Posso Prosseguir


Leitura Bíblica:
Lamentações 3.27-36


Embora entristeça a alguém, [o Senhor] terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia (Lm 3.32).


 Jeremias inicia o capítulo três de Lamentações derramando suas lágrimas perante o Senhor em função dos últimos acontecimentos na vida do povo de Deus: apesar dos seus quarenta anos de pregação e advertências, o cativeiro foi inevitável por causa da dureza do coração das pessoas. Logo em seguida, no entanto, ele encontra palavras de confiança nas promessas de Deus para Israel. Tomando o capítulo como um todo, creio que a mensagem do profeta é: por maior que seja a minha dor, aflição ou uma aparente vitória do inimigo, ainda é possível prosseguir, sustentado pelas verdades divinas irreversíveis. A solução está no Senhor e virá sempre dele, a partir do seu amor leal e da sua misericórdia. Por isso, o trecho da leitura bíblica de hoje contém várias expressões que nos encorajam a prosseguir: “ainda há esperança”; “o Senhor não rejeitará para sempre”; “embora entristeça a alguém” – pois ele disciplina seus filhos, a quem ama – “terá compaixão segundo a grandeza da sua misericórdia”, “não lhe agrada afligir os filhos dos homens”.
Quando sofremos, é fácil concentrar-se na dor, esquecendo as muitas manifestações de bondade e compaixão de Deus. Jeremias mostra aqui o que acontece quando se faz um esforço consciente para trazer essas lembranças à mente. Dessa forma, sua perspectiva é corrigida. Ou seja: retorna a certeza de que dor nenhuma é capaz de impedir que os planos soberanos de Deus sejam frustrados por males inerentes à condição humana, sejam eles consequência dos nossos erros ou não. Vale a pena lembrar o que disse William Lane Craig: “Não somos chamados para descobrir por que Deus nos tem permitido sofrer algum mal; somos chamados para confiar nEle!”

Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP

Às vezes, é difícil ver a bondade de Deus. Mas crer nela mesmo assim é fé que agrada ao Senhor.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.