Ouve!


Leitura Bíblica:
Deuteronômio 6.1-6
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração (Dt 6.6).
Durante o dia ouvimos muitas palavras que não edificam e nos fazem sofrer tanto que desejamos esquecê-las. Em nosso viver, há muitas palavras que deveriam ser descartadas para o nosso bem, mas existem outras que não devem se afastar de nossos corações, como no texto: “… nosso Deus é o único Senhor” (v 4). Também é para nosso bem que a Palavra do Senhor deve ser ouvida – “… assim tudo lhe irá bem…” (v 3).
Para que Israel tivesse sucesso na terra que conquistaria era necessário que tivesse a Palavra em seu coração e se deleitasse nela antes de tudo. Assim como toda a bondade de Deus com Israel deveria motivar o povo a querer guardar a sua Palavra e viver em obediência, o que Cristo fez por nós deve causar o mesmo efeito: levar-nos à obediência e a ouvir a mensagem encontrada na Bíblia. A Palavra do Senhor é aquela que devemos ouvir em todos os momentos. Porém, algumas vezes preferimos as palavras de uma roda de amigos ou outras, em vez de tirar tempo para ouvir a Bíblia.
Ouvir a Palavra é algo profundo: é ter familiaridade com ela. A continuação do texto ensina que o fiel deve meditar na Palavra e ensiná-la continuamente – andando, ao deitar, ao levantar (v 7). Do mesmo modo que os israelitas conheciam bem suas tradições orais, Deus os orienta a terem familiaridade com sua Palavra.
Este é o recado para nossas vidas ainda hoje. Para conhecer a Deus precisamos ter a Palavra interiorizada em nosso ser. Só assim seremos cristãos maduros e teremos êxito na vida espiritual. A Palavra não dever ficar apenas em nossos corações, mas deve moldar nossa forma de vida, pois viver na Palavra não pode ser algo isolado do dia-a-dia ou limitado à prática em apenas alguns lugares. A instrução de Deus é que tenhamos a Palavra no coração para que posso dirigir nossas relações e nos ajudar a viver de forma madura e com elevados princípios espirituais.  – MZK

Ouça, guarde, ensine, pratique a Palavra de Deus!

14 comentários sobre “Ouve!

  1. Amei meditar nessa mensagem devocional!
    Fez-me lembrar de dois versículos:
    “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”
    “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”
    Um abraço!

  2. Amém, costumamos a guardar tantas coisas e as vezes nao edificam em nada, essa palavra
    é renovadora, Gloria Deus, guardar a palavra de Deus para que se cumpra em nós o teu querer.
    Deua abençoe cada irmao neste dia

    • Que mensagem linda! De fato a Palavra de Deus precisa estar no nosso coração e na nossa mente para que outras palavras não venham nos abalar ou influenciar de forma negativa!

  3. “Ações falam mais palavras. Palavras sem obras não tem valor algum. Pense em um pai falando com seu filho que não deve gritar ou agredir as pessoas, mas ele constantemente grita com sua esposa ou a agride. Ou então grita ou agride seus filhos, ou seus empregados. O que você acha que vai ficar gravado na mente do seu filho: a palavra ou a atitude? Não podemos negar que o exemplo vale mais que palavras ditas e repetidas. E se isso vale para a educação em todos os níveis, também é aplicável à vida cristã. É de praxe que o cristão e os líderes têm o entusiasmo em falar e não perdem as oportunidades para falar do amor e da misericórdia do Senhor. Isso é de suma importância para a divulgação do Evangelho. Contudo, não podemos esquecer que as palavras ditas precisam estar diretamente compatíveis com as atitudes de quem as proferiu. Você confiaria em alguém que te fala para manter-se fiel ao cônjuge sabendo que ele costuma ter relacionamentos extraconjugais? Lógico que não. Por isso, precisamos estar atentos às nossas ações, aos nossos comportamentos, às nossas atitudes diariamente para que nosso testemunho justifique aquilo que dizemos. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” (Fp 4:9). Jesus, durante seu ministério, gastou tempo ensinando a palavra. Mas não se limitou a isso. Jesus também disseminou sua mensagem por meio de atitudes: tocou nos olhos – “Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram” (Mt 20:34); andou sobre as águas – “E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais. (…) Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus” (Mt 14:26-29 e 33). Jesus é a prova real de que a mensagem deve ser divulgada por palavras e por ações e seus atos nos ajudam a entender o que ele carregava no coração. Viver o que se prega é mil vezes mais eficaz do que simplesmente pregar. O Evangelho vivenciado tem o poder de convencer e esse deve ser o foco de todo cristão. Pois, assim como disse João: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I Jo 3:18).”

    • Amém, meu irmão! Como diz lá em Salmos 1. 1-2 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite”. Jesus deixou sua palavra para nos guiar, e consequentemente, seus atos para serem imitados. Uma vida de alegria e santificação! Palavras que nos edificam, que nos transformam e nos fazem sermos cada vez mais um imitador de Cristo.

  4. Siderlina Alves temotio 23/07/2021:
    13;58
    Gostei muito dessa meditação porque ela nos fortalece
    Lá em Mateus 7:24 diz;
    Todo aquele, pois,que escuta estás minhas palavras e as prática, assemelha-lo-ei ao homem prudente,que edificou sua casa sobre a rocha.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.