Segundo a Palavra

 

Leitura Bíblica:
1Reis 17.8-16

A farinha da vasilha não se acabou, e não faltou azeite na botija, conforme a palavra do SENHOR (1Rs 17.16a).

Israel estava vivendo um período de declínio espiritual. Por isso, Deus mandou Elias anunciar que faltaria chuva e até mesmo orvalho nos anos seguintes. Conforme o tempo foi passando, até os riachos ficaram secos, e naturalmente o povo passou a padecer necessidade.

Inicialmente, Deus instruiu Elias a morar junto ao riacho de Querite, onde foi sustentado por corvos. Quando a água desapareceu de vez, o Senhor envia seu profeta para a região de Sarepta, no território de Sidom. Lá, em território estrangeiro para um israelita, encontrou uma viúva, à qual pediu primeiro água e depois também pão. Quando a mulher explica sua situação miserável, o Senhor pede dela – pela boca de Elias – um grande passo de fé: que alimentasse primeiro o estranho e depois a si mesma e ao seu filho. Mas essa demanda veio acompanhada de uma promessa maravilhosa: “A farinha na vasilha não acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra” (v.14). A mulher creu na palavra do Senhor e viu a promessa se cumprindo!

À primeira vista, o pedido de Elias parece egoísta; como assim, a viúva deveria primeiro fazer pão para ele, e só depois para si e para o filho? Entretanto, observamos aí um princípio corroborado pelo Senhor Jesus, que disse: “Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Foi exatamente isso que ocorreu com a mulher: ela colocou a ordem de Deus acima de suas próprias necessidades, e assim teve o sustento garantido até o início das chuvas, exatamente como o Senhor prometera. Esse princípio continua valendo: quem dá prioridade à vontade de Deus e às tarefas que ele lhe dá, pode ter certeza de que não lhe faltará a provisão das suas necessidades.

Mário Miki, Curitiba/PR

Quando cuidamos das tarefas que Deus requer de nós, ele cuida das nossas necessidades.

4 comentários sobre “Segundo a Palavra

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.