Pr. Júlio Silva – Excelência no campo Transcultural

“Mas olhem e vejam bem os campos: o que foi plantado já está maduro e pronto para a colheita.” João 4:35

O Senhor continua nos ordenando a olhar para os campos. Mas os campos maduros mudaram ou continuam os mesmos?
Quando observamos o enredo que envolve os heróis da fé e suas conquistas e avanços para o Reino, percebemos que muitas vezes a força de vontade era o suficiente para iniciar o trabalho. A coragem e obediência a Palavra de Deus, foram o impulso necessário para muitos missionários iniciarem este avanço do Evangelho. Porém a realidade atual nos pede muito mais. O Campo mudou!
Quando falamos de missões transculturais temos que ter em mente a formação integral do missionário. O mundo atual exige do missionário uma formação com primazia. Para abordarmos melhor este tema vamos discorrer quatro pontos fundamentais para exercer um trabalho com excelência no campo:

Convicção de seu CHAMADO
O Chamado de Deus é um convite pessoal para que você use seus dons e talentos a serviço do Reino buscando uma consequência eterna na vida das pessoas. O Chamado envolve salvação, discipulado e vocação, ou seja, sou salvo para levar salvação, me torno um discípulo de Cristo vocacionado a fazer mais do que obrigações diárias.
A convicção de ser chamado por Deus, ilumina a caminhada cristã, norteando decisões importantes da vida, família e ministério. Este quesito precisa estar totalmente claro para aquele que deseja ingressar na carreira missionária transcultural, para que nas lutas sequentes não esqueça quem O chamou.

Conhecimento da PALAVRA
 Em um tempo de tantas falsas doutrinas, dogmas, religiosidade, enfrentar ou combater a influência religiosa das culturas, exige do missionário um conhecimento profundo da Bíblia. Um relacionamento diário e intenso com a Palavra, que produza frutos do Espírito que permitiram ao missionário permanecer em Cristo e firmar princípios e valores cristãos que ao passarem pelo crivo das provações no campo missionário, deverão estar tão firmes para que tragam segurança para si mesmo e mudanças as pessoas ao seu redor.

Conhecimento CULTURAL
É necessário mais do que amar uma nação ou povo, precisamos conhece-lo e estar preparado para comunicar-lhes o Evangelho de forma efetiva. No Pentecostes (Atos 2), vemos o Espírito Santo se derramando em línguas de fogo sobre os discípulos e cada um em Jerusalém ouvia-os falar em sua própria língua. Se fosse doutra forma, compreenderiam o que Deus estava falando com eles? Certamente NÃO!
Apresentar-se preparado integralmente diz respeito também a aprender a língua local, conhecer a cultura, os hábitos do cotidiano, a religião predominante, o histórico do surgimento da nação entre outras questões que ajudam significativamente a compreender situações e posicionamentos do povo e como melhor transmitir a mensagem do Evangelho.
O histórico pesquisado e a oração são imprescindíveis para o sucesso no campo missionário.

Formação PROFISSIONAL
O quarto, porém não menos importante ponto para excelência no campo transcultural diz respeito a bi vocação, ou seja, formação profissional do missionário. As oportunidades surgem com mais facilidade para missionários com formação profissional. Áreas como saúde, educação, agricultura, saneamento, alimentação, entre outras, são portas abençoadoras pelas quais o Evangelho pode ser levado as nações e proporcionar o atendimento do homem em sua totalidade, ou seja, corpo, alma e espírito.
Optar por uma profissão com o intuito de responder ao chamado, deveria ser o objetivo de cada jovem ao ingressa em uma faculdade, visto que, desta forma o tempo de estudo será otimizado.
A Igreja do Evangelho Quadrangular possui dois Centros de Treinamento Missionário, nos estados do Pará e do Paraná. Com o objetivo de proporcionar a formação integral do missionário estas estruturas contam com professores qualificados e com experiência nas áreas que lecionam. Os CTMQ’s, oferecem dois cursos de preparação missionária sendo, o “Livre em Teologia” e o “Missões Urbanas e Transculturais” – cada curso com durabilidade de dois semestres e um estágio no final do curso, dentro ou fora do Brasil. Outro curso que em destaque é o ETEQ – Escola de Treinamento em Evangelismo Quadrangular – curso com duração de cinco meses em regime de internato – tem como conteúdo principal, o estudo e a prática do evangelismo estratégico, além de tratar de temas relacionados ao caráter do cristão.
Caso você tenha reconhecido seu chamado missionário e almeja preparar-se para responder com excelência realizando um destes cursos, seguem as informações referentes aos CTMQ’s:

CTMQ PARANÁ:

CTMQ PARÁ:

Pr. Júlio Silva
Secretário Estadual de Missões do Paraná
Diretor do CTMQ- PR

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.