A Cidade de Aracruz ES, sediará o Projeto-Piloto de residência médica

Aracruz passa por momento único, no que diz respeito às ações da saúde no momento.

Prefeitura de Aracruz, no norte do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saúde, vem cada vez mais investindo e ofertando ao cidadão, melhores e diversos serviços na área médico-hospitalar. Várias foram as conquistas nos últimos dois anos para o município, que conta hoje com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foi criada a única Central de Ambulância Municipal em todo o Estado, realizada três grandes forças tarefas para desafogar as filas de espera, que continham mais de 14 mil pessoas. Somente no último sábado (10/08), foram atendidos na nova Unidade de Coqueiral, mais de 1.700 pacientes com algum problema ortopédico. Foram feitos ainda 327 exames e três cirurgias de urgências, com a atuação de 40 médicos ortopedistas e 60 enfermeiros.

E nesta sexta-feira (16/08), a partir das 18h30, o prefeito Jones Cavaglieri oficializará a entrega pública da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Vila Rica, o primeiro espaço de atendimento em saúde 24h, gerenciado pelo Governo Municipal de Aracruz, que realiza em média, 10 mil atendimentos por mês, o que desafogou os atendimentos no Pronto Socorro do Hospital São Camilo. Durante a cerimônia, Jones ainda entregará as nove novas ambulâncias próprias que circularão na cidade, sendo seis UTI’s Móveis, consideradas modelos avançados, e outros três modelos para pequenas intercorrências médicas.

Falando em inauguração, em breve, mais dois grandes empreendimentos serão entregues aos aracruzenses: o primeiro Centro de Hemodiálise de Aracruz, que está praticamente concluído, todo estruturado e com os equipamentos recém-chegados para o tratamento dos pacientes de Hemodiálise que precisam sair do município para serem atendidos em outros locais.

O segundo empreendimento é a Farmácia Cidadã. Aracruz se tornará o 11º município em todo estado a ampliar o acesso aos medicamentos de alto custo e aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários. Serão mais de 30 milhões de reais em medicamentos por ano. Trata-se de um conceito moderno em farmácia pública, com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo. Sua estrutura também está pronta e ela funcionará na Unidade de Guaxindiba, anexo ao Centro de Hemodiálise.

Esses investimentos vão de encontro aos anseios de grande parte da população de Aracruz e do brasileiro em geral. Segundo uma pesquisa realizada com 2082 pessoas em 174 municípios, pelo “Instituto Paraná Pesquisas”, encomendada pelo site Diário do Poder, entre os dias 5 e 9 de agosto, a saúde foi colocada como a maior preocupação de 44,3% deles.

Na manhã desta quinta-feira (15/08), o prefeito Jones Cavaglieri assinou em seu Gabinete, um Termo de Cooperação com o Estado para um projeto-piloto de Residência Médica, com a contratação de 16 médicos preceptores, que é o profissional responsável por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes em suas especialidades.

“Hoje demos o ponta pé inicial nesse programa que o estado vai montar. Nosso prefeito já havia se reunido com o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que disse a razão de escolher Aracruz para receber esse projeto. Segundo ele, porque gostaria de fazer em todo o estado, o que nós estamos fazendo em Aracruz, que é baixar a fila de espera, fazendo uma regulação normativa”, comenta Clenir Avanza, referindo-se às forças tarefas da saúde. O prefeito Jones Cavaglieri confirmou que Aracruz passa por um momento único, no que se diz respeito às ações da saúde no município. “Nós nunca havíamos passado por isso. Digo, porque as pessoas pararam de me cobrar. Nessa última força tarefa levamos a Vice Governadora Jaqueline Moraes, que ficou encantada com o que viu, o comportamento das pessoas, a organização, o que é muito interessante e está dando certo”, ressalta.
“A lista de preceptores está em fase de seleção e será definida através de análise curricular. A importância do programa de residência médica é muito grande! Uma oportunidade de capacitação de médicos para cuidar da população de forma especializada e envolvendo o meio acadêmico. Somado a isso, trará profissionais em busca de qualificação para o município, que poderão ter como fontes de trabalho a rede municipal e o Hospital São Camilo.’’ Eduardo Pereira Soares – Superintendente do Hospital São Camilo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.