Avivamento do Espírito Santo – IEQ Aráras

Com a graça de Deus, mais um ano, escrevemos aos leitores da REVISTA ALIANÇADOS. Nosso fulcro está na oração do profeta Habacuque. Ele ora pedindo avivamento na Obra de Deus; “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida…” (Habacuque 3:2) Para este ano de 2019, aqui em Araras, nosso objetivo é um grande avivamento vindo do Espírito Santo.

A promessa de Deus vem do Antigo Testamento, pois o profeta Joel assim profetizou: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” (Joel 2:28 e 29) E, assim, aconteceu no dia de Pentecostes:
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos .1 a 4)

Sabemos, no entanto, que a atuação do Espírito Santo não começou a partir do Antigo ou do Novo Testamento, mas, sim, teve início desde a criação, conforme depreendemos de Gênesis 1:1 e 2: “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Após as manifestações do Espírito Santo na Igreja Primitiva relatadas no livro de Atos dos Apóstolos, aconteceram muitas outras manifestações ao longo de toda a história da humanidade.

Temos registros de grandes movimentos de avivamento que trouxeram grandes revoluções espirituais, como a própria Reforma Protestante no século XVI; ou na Inglaterra, no século XVIII e, ainda, o movimento da rua Azusa, nos Estados Unidos da América, que gerou grande repercussão e crescimento. Entretanto, o avivamento não se encerrou nestes movimentos. O avivamento está disponível através da busca pelo Espírito Santo também em nossos dias e assim será até a volta do nosso Senhor Jesus Cristo para buscar a Sua Igreja. Deus tem se revelado como uma Trindade. Há um só Deus, mas três Pessoas. Para compreendermos essa doutrina da trindade, precisamos da revelação de Deus através da Bíblia, pois este não é um entendimento que a lógica humana, tão limitada que é, alcance com facilidade.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. É através d’Ele que o avivamento chega até os homens. Através de um relacionamento profundo com o Espírito Santo, galgamos em santidade, algo que não conseguimos por nós mesmos. O processo de santificação não é humano nem terrestre, mas pertence à esfera divina. É através da santificação que o impuro se torna puro e o ímpio se torna santo. O avivamento é, portanto, um ato poderoso de Deus. O homem sozinho não é capaz de alcançá-lo.

E qual é o segredo para o avivamento? A oração é a chave para o avivamento. A oração que busca o avivamento é a mesma que busca a presença de Deus. E, através da oração, não trazemos Deus para perto de nós, mas somos nós que nos achegamos a Ele. O estudo da Bíblia também é de suma importância nesse processo. A sã doutrina é indispensável ao processo de santificação. Sem conhecimento das Escrituras Sagradas, as pessoas tendem a confundir suas próprias emoções com a operação do Espírito Santo dentro delas. O avivamento, portanto, só nasce em solo regado pela oração. Riquezas, beleza, inteligência, cultura ou poder não são sementes para o avivamento.

Somente um coração quebrantado pode recebê-lo. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Mas sem fé também é impossível viver um avivamento. O avivamento não tem hora marcada. Depende da busca, da entrega e da fé! E isto se caracteriza por vida cristã condizente com os ensinos da Palavra e com a paixão pelas almas não salvas. Sua consequência direta é a unção. E, através da unção, chegamos aos resultados que esperamos para prosperar a Obra de Deus e a expansão do Seu Reino. Ao encerramos nossa mensagem, desejamos a todos os leitores da REVISTA ALIANÇADOS um abençoado ano de 2019!

Rev. Durvalino Brocanelli

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.