Entrevista com o Governador do Espírito Santo Renato Casagrande

Renato Casagrande é eleito governador do Espírito Santo

O candidato, Renato Casagrande (PSB), foi eleito governador do Espírito Santo, no dia 7 de outubro, ainda no primeiro turno. Ao todo, Casagrande recebeu 1.072.224 votos, o que representa 55,49% do total de votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. O resultado comprova o que as principais pesquisas eleitorais mostravam desde o início da campanha: o anseio dos capixabas pelo retorno de Casagrande e a vitória em primeiro turno.

Casagrande agradeceu ao apoio dos eleitores, que confiaram em suas propostas e que tornaram possível a vitória nas urnas. Recebo esse resultado com muita humildade e alegria. Agradeço de todo o coração pela confiança que os capixabas depositaram em mim. Manterei o meu compromisso de diálogo com toda a sociedade, para que juntos possamos fazer este Estado voltar a crescer, enfatizou .

Antes de definir sua candidatura ao governo, Casagrande visitou, nos dois últimos anos, as 78 câmaras municipais capixabas e conversou com lideranças políticas, religiosas, dentre outras. Sensibilizado com o apelo dos capixabas, que ficaram abandonados após sua gestão, Casagrande decidiu enfrentar mais uma disputa, ofertando a chance da população voltar a sonhar e acompanhar o desenvolvimento de grandes projetos que vão trazer mais dinamismo ao Estado.

No período de pré-campanha, Casagrande participou de encontros, denominados “Conversa de Futuro”, por meio das quais recebeu importantes demandas regionais, que contribuíram para a formulação do seu plano de governo, e que será implementado a partir de 2019.

Já durante o período de campanha deste ano, acompanhando pela vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), Casagrande voltou a percorrer os municípios capixabas, com a Caravana do 40, onde detalhou aos eleitores suas principais propostas de governabilidade.

“Agradeço a todos os capixabas que sempre me receberam muito bem, em nossas caminhadas. Neste período, visitamos comércios, eventos, conversamos com a população. Conheço de perto a realidade do povo capixaba e vou trabalhar para o desenvolvimento do Estado com muita ética, diálogo e responsabilidade”, afirmou.

Esta é a segunda vez que Casagrande assumirá o comando do Palácio Anchieta, sede do Executivo capixaba. Ele já governou o Espírito Santo entre os anos de 2011 e 2014.

Bate papo com o governador eleito Renato Casagrande

Como pretende cuidar da segurança pública em nosso Estado?

Vamos retomar o Estado Presente, aprimorando suas estratégias e ações de prevenção e controle da violência e fortalecendo a rede de proteção às pessoas em vulnerabilidade social. Também vamos voltar com a Patrulha da Comunidade, BME e ROTAM, criar a Patrulha Rural e reforçar as atividades das Delegacias Regionais, com plantões 24 horas, ampliando também o atendimento especializado à mulher. Além disso, vamos investir em tecnologia, com novas ferramentas de gestão e atuação.

De que forma o senhor quer melhorar  o acesso à saúde pública no ES?

Vamos ampliar a rede de atenção regionalizada, que ao término de nossa gestão estava com suas estruturas físicas praticamente concluídas, oferecendo serviços de média complexidade e melhorando a qualidade do atendimento. Também ampliaremos a oferta de leitos em todo o Estado e apoiaremos a atenção primária em todos os municípios. Vamos ainda incentivar programas de cooperação e melhoria a gestão municipal de saúde e implantar o serviço móvel de diagnóstico especializado.

De que forma vai ajudar o setor do agronegócio no interior do Estado?

O setor agrícola tem uma importância significativa para a economia estadual, e seu fortalecimento passa, sem dúvida alguma, pela agricultura familiar, que responde por 80% das propriedades rurais capixabas. Assim, daremos atenção especial a esse segmento.  Vamos investir em infraestrutura básica, inovação tecnológica, capacitação e assistência técnica para o agronegócio. Além disso, vamos restabelecer a efetividade da política de financiamento e assistência técnica e promover o aumento da capacidade de geração de emprego e renda no campo. Nesse sentido, vamos fomentar a implantação de agroindústrias, cooperativas e de outras formas de organização.
Também vamos priorizar investimentos em logística, energia elétrica, telefonia, moradia e infraestrutura hídrica. E ainda dar total apoio ao jovem rural, fomentando sua formação tecnológica e garantindo apoio técnico e financeiro às escolas que adotam a pedagogia de alternância (MEPES). Outro ponto importante ao desenvolvimento agrícola é a garantia de mais segurança ao homem do campo, que tem sofrido com o aumento da violência. Para isso, vamos, dentre outros, retomar com a Patrulha Rural.

Quais são seus planos para fortalecer o turismo no Estado?

Promover e apoiar a reestruturação e reforma dos espaços culturais de importância histórica para a cultura capixaba, apoiar ações que promovam os diferentes tipos de turismo e divulgar o Espírito Santo como destino turístico. Também vamos estimular a capacitação permanente de mão de obra para a atividade turística e cultural e incrementar a articulação entre a cadeia do turismo e outras cadeias produtivas, com o objetivo de gerar novos negócios e rotas turísticas locais.

O programa Caminhos do Campo terá continuidade?

Sim. Vamos reestruturar o programa e investir na ampliação e recuperação de estradas vicinais e rodovias, especialmente na interligação das diversas microrregiões do Espírito Santo. Para garantir maior infraestrutura ao interior, vamos também ampliar o programa Comunicação no Campo, com mais telefonia móvel e internet; apoiar a consolidação e ampliação dos aeroportos regionais; e atuar para acelerar os investimentos na duplicação da BR 101 e da BR 262, dentre outros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.