Aliançados

Devocional – Recuperação total

“Josué convocou os doze homens que escolhera dentre os israelitas, um de cada tribo, e lhes disse: “Passem adiante da arca do Senhor, o seu Deus, até o meio do Jordão. Ponha cada um de vocês uma pedra nos ombros, conforme o número das tribos dos israelitas. Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos perguntarem: ‘Que significam essas pedras?’, respondam que as águas do Jordão foram interrompidas diante da arca da aliança do Senhor. Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel.” Josué 4:4-7 NVI

Depois que os israelitas se consagraram, Deus secou o rio Jordão, embora estivesse inundando e o povo atravessasse em terra seca.  Depois que eles cruzaram, Deus os instruiu a fazer um memorial da coisa incrível que Ele havia feito.  Este memorial iria lembrá-los no futuro quando eles seriam tentados a duvidar e esquecer de Deus.

Uma das coisas mais edificantes que podemos fazer é lembrar o que Deus fez por nós.  Podemos estar passando por desafios ou problemas agora, mas quando reservamos um tempo para lembrar as realizações de Deus em nossas vidas, nossa fé se torna mais forte.  Isso coloca nossos problemas na perspectiva correta e, de repente, eles não são mais tão grandes.

Isto é o que é a comunhão – lembrando a maior vitória que Jesus nos deu – a vitória sobre o pecado e a morte.  Quando fazemos isso, estamos lembrando que não há nada neste mundo que possa nos destruir porque Jesus conquistou a vitória quando morreu na cruz e ressuscitou.  Lembre-se, “se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8:31)?

 REFLETIR

  1. Qual é a importância de lembrar o que Deus fez no passado? Como isso o prepara para enfrentar o presente e o futuro?
  2. Quando são as vezes que você se esquece de Deus e do que Ele fez por você? É durante os tempos de sucesso e bênção, dificuldade, ou ambos?  Por que?
  3. Como a vitória de Jesus na cruz lhe dá segurança sobre o futuro?

 AGIR

  1. Agradeça a Deus pelo que Jesus realizou na cruz, que está removendo todos os nossos pecados, passados, presentes e futuros, dando-nos Sua vida perfeita para que possamos ter um relacionamento com o Pai.
  2. Reserve um tempo para escrever o que Deus fez em sua vida. Seja o mais específico possível.  Segure-se nessa lista e volte a ela regularmente para se lembrar

“Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais. A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação. Falarei dos teus feitos poderosos, ó Soberano Senhor; proclamarei a tua justiça, unicamente a tua justiça. Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas. Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações. Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas. Quem se compara a ti, ó Deus?” Salmos 71:14-19 NVI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.